Como funciona uma consultoria de RH

Centenas ou até mesmo milhares de currículos são recebidos quando uma vaga de emprego é anunciada. É tanta gente querendo a mesma posição que é impossível escolher os melhores sem a ajuda de especialistas em recrutamento e seleção. Já parou para pensar em como é feita esta “mágica” de pegar milhares de candidatos e escolher os mais qualificados?

O coordenador de Recursos Humanos da RH NOSSA, Pedro Gonçalves de Lima, explica que primeiro é feito o alinhamento de quem vai realizar o processo de recrutamento e seleção com o cliente. Essa consultoria serve para entender quais são as necessidades da empresa e alinhar as características da vaga com o perfil que está sendo buscado:

“Antes de chegar nos três candidatos para a entrevista final na empresa, aplicamos a alta tecnologia. Utilizamos um sistema próprio que permite entrevistar um volume grande de pessoas ao mesmo tempo. Geralmente são três opções finais para esta entrevista final, mas esse número pode variar um pouco” explica Pedro.

Tem empresas que pedem mais…
Algumas empresas (principalmente as familiares), mesmo trabalhando com consultoria, acabam não entendendo como funciona todo o sistema — tanto que na hora de entrevistar estes três candidatos finais, e pedem mais opções para comparar. Algumas empresas ignoram que inúmeros currículos passaram pelo filtro, ainda mais as grandes companhias que recebem milhares de candidatos, de todos os estilos e perfis:

“No final, participam de uma triagem minuciosa para perfilar os melhores, eliminando candidatos pelo comportamental e questões que não atendam a vaga tecnicamente. O trabalho é bem grande e assertivo” completa Pedro.

E se não der certo?
São raríssimos os casos em que o contratado não se encaixa, mas quando acontece é por fatores que saem do controle: desde um profissional que não se adapta à política da empresa até mesmo um desentendimento interno que vai tumultuar o ambiente de trabalho. Caso o colaborador contratado não se adapte ao trabalho ou mesmo na empresa, há um prazo de 60 dias por contrato para uma reposição sem custo algum. 

Fonte: Kakoi Comunicação

Foto: Freepik

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram