Procure emprego como se não precisasse

A frase do título foi dita por Warren Buffet na Universidade de Harvard para os estudantes brasileiros na Brazil Conference na semana passada. Ele e Jorge Paulo Lemann falaram sobre descobrir seus talentos e procurar empresas na qual seus talentos possam ser apreciados, de estar rodeados com pessoas que sejam mais inteligentes que você e até de ter um bom casamento.

Para os mais de 13 milhões de brasileiros desempregados e com contas a pagar, isso parece conversa “pra boi dormir” ou mais textos enlatados de livros de auto ajuda. Admito que para muitos é quase impossível em um momento tão difícil que passamos conseguir um emprego, ainda mais aquele tão sonhado trabalho na qual você se completa.

Temos vários exemplos atuais de pessoas que se reinventaram e descobriram a felicidade mudando de atitude e buscando alternativas em campos que jamais pensavam em atuar. Mudar de profissão ou atividade na qual você se especializou não seja garantia de ser a salvação para você arranjar emprego, mas adicionar “pitadas” de criatividade e ousadia, pode sim fazer alguém se interessar mais por você do que um outro candidato. Para você que está começando em sua carreira existem várias formas de conseguir um bom emprego em diversas áreas, mas para isso antes de mais nada é preciso que conheça o seu potencial e saber elaborar um bom currículo que chame a atenção do recrutador, mesmo que não tenha experiência, pois o que eles procuram é diversidade, auto conhecimento, potencialidade e principalmente criatividade para resolução de problemas.

 

Veja que não tem nada a ver com ESPERAR. Por isso o que você deseja é possível, só precisa de estratégia, conhecimento e RELACIONAMENTO. Sim, o Buffet também mencionou para estar rodeado de pessoas que são melhores que você. Relacionamento é um bem muito forte se utilizado sem o cunho de interesse próprio. Vi muitos profissionais que não respondiam emails aos que estavam precisando em momentos difíceis, nem um feliz aniversário via Facebook ou Whatsapp, porém quando precisavam de algo voltavam (ou tentavam) a se “enturmar” com essas pessoas.

Relacionamento é um mão de duas vias, na qual sim, existe interesse, mas um interesse genuíno e porque não, altruísta. Se você quer que o seu “colega” tenha sucesso, com certeza em algum momento ele lembrará de você. Vejo

Procurar emprego é desgastante, frustrante e dolorido, só quem passou por isso sabe o que é ouvir (as vezes nem isso) negativas e palavras nada animadoras, mas se o seu foco for fazer o seu melhor, estudar e principalmente amar esse seu propósito com certeza você será bem sucedido, alguém vai lhe recompensar. Crianças amam atletas porque eles não desistem e têm esperança. Lembre-se que nada é fácil mas sempre você pode fazer o seu milagre.

Fonte: Linkedin/Edinei Cunha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram