Redação para vaga de emprego tem alguns objetivos:
1 – Avaliar o conhecimento de língua portuguesa do candidato
2 – Analisar sua opinião e conhecimento sobre determinado tema.
3 – Conhecer o perfil do candidato através da autobiografia
Muito utilizada quando há uma vaga em que a escrita se faz necessária, a redação é uma maneira de saber se o candidato seguirá as regras de ortografia e gramática da língua portuguesa, se expressando corretamente nas mensagens.
Os temas propostos servem para a empresa saber o quanto este candidato conhece determinado assunto. Quando há o pedido da autobiografia, o conceito é saber quem você é o candidato a partir da imagem que ele tem dele mesmo.
>>> O que é proibido para conseguir uma vaga de emprego? <<<
Não há segredo, mas para quem fica nervoso nesta etapa do processo de seleção, seguem algumas dicas para uma boa redação para conseguir uma vaga de emprego:
1 – Escreva uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão. O ideal é definir os principais tópicos que você irá escrever durante sua redação e colocar nessa estrutura.
2 – Se a redação é sobre você mesmo, pode descrever as características do seu perfil alinhado com o perfil da empresa. Tente criar uma conexão com histórias de superação e sempre falando dos seus pontos fortes.
3 – Temas mais “espinhosos” e polêmicos pedem um texto mais neutro. Política, religião… O ideal é não levar para o lado pessoal e expor minimamente seus pontos de vista. Se apresente de maneira flexível para não se prejudicar durante o processo.
4 – Revise. Releia com calma observando possíveis erros. Cuidado com a qualidade da sua letra (garranchos podem atrapalhar a leitura do recrutador) e fique de olho na concordância e na coerência das ideias.
5 – Treine em casa! Crie textos, escreva na mão (sem computador) e mostre para amigos e parentes. Quanto mais você ir treinando, melhor sairão seus textos. Esteja atualizado sobre os temas do momento.
Ficou querendo mais dicas para escrever bem? Confira mais dicas clicando aqui!