Redação para vaga de emprego: para que serve?

Redação para vaga de emprego tem alguns objetivos:
1 – Avaliar o conhecimento de língua portuguesa do candidato
2 – Analisar sua opinião e conhecimento sobre determinado tema.
3 – Conhecer o perfil do candidato através da autobiografia

Muito utilizada quando há uma vaga em que a escrita se faz necessária, a redação é uma maneira de saber se o candidato seguirá as regras de ortografia e gramática da língua portuguesa, se expressando corretamente nas mensagens.

Os temas propostos servem para a empresa saber o quanto este candidato conhece determinado assunto. Quando há o pedido da autobiografia, o conceito é saber quem você é o candidato a partir da imagem que ele tem dele mesmo.

>>> O que é proibido para conseguir uma vaga de emprego? <<<

Não há segredo, mas para quem fica nervoso nesta etapa do processo de seleção, seguem algumas dicas para uma boa redação para conseguir uma vaga de emprego:

1 – Escreva uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão. O ideal é definir os principais tópicos que você irá escrever durante sua redação e colocar nessa estrutura.

2 – Se a redação é sobre você mesmo, pode descrever as características do seu perfil alinhado com o perfil da empresa. Tente criar uma conexão com histórias de superação e sempre falando dos seus pontos fortes.

3 – Temas mais “espinhosos” e polêmicos pedem um texto mais neutro. Política, religião… O ideal é não levar para o lado pessoal e expor minimamente seus pontos de vista. Se apresente de maneira flexível para não se prejudicar durante o processo.

4 – Revise. Releia com calma observando possíveis erros. Cuidado com a qualidade da sua letra (garranchos podem atrapalhar a leitura do recrutador) e fique de olho na concordância e na coerência das ideias.

5 – Treine em casa! Crie textos, escreva na mão (sem computador) e mostre para amigos e parentes. Quanto mais você ir treinando, melhor sairão seus textos.  Esteja atualizado sobre os temas do momento.

Ficou querendo mais dicas para escrever bem? Confira mais dicas clicando aqui!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram