Você não foi chamado para uma entrevista de emprego? Entenda o que pode ter acontecido

Então você mandou o seu currículo e não despertou interesse dos selecionadores? Você não está sozinho. Esta situação é bem comum e o problema nem sempre é o seu histórico de trabalho

A equipe da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços listou quais são as possíveis causas da não-chamada para uma entrevista de emprego assim que você se candidata:  

Primeiro fator: A empresa não vai chamar alguém de outro cargo
As companhias ficam muito receosas em contratar alguém que tenha em seu currículo um alto cargo e agora busca uma ocupação em outra área:

“O principal motivo pelo qual as empresas não fazem este tipo de contratação é a crença de que a pessoa chamada vai entrar e ficar lá por algum tempo apenas, saindo para uma outra oportunidade na área dela que possa surgir depois.” explica Pedro Gonçalves, coordenador de recursos humanos da Nossa  

Pedro explica que esse profissional vai se frustrar em pouco  tempo uma vez que a vaga não vai atender a sua expectativa. Após alguns meses, este profissional lembra de que era mais feliz com a outra função e se frustra por não ter mais aquele desafio e nenhuma perspectiva de crescimento.  E, é neste momento que o profissional acaba deixando a empresa.    

Segundo fator: Área errada
Imagine alguém com uma experiência forte na área comercial migrando para o setor de vendas ou administrativo quando surge uma oportunidade. No começo este candidato realmente pensa que ele tem competência para assumir esta responsabilidade e se candidata, mas na realidade não está no perfil procurado:

“O candidato fica decepcionado pois a empresa não dará uma chance neste processo de seleção, nem mesmo uma entrevista. É preciso entender que estas companhias não querem entrevistar pessoas de outras áreas. Na seleção de novos talentos, o objetivo é manter o foco.” lembra Pedro Gonçalves.

Terceiro Fator: Salário diferente
O salário também interfere.  Eliane Catalano, Coordenadora de Seleção da NOSSA Gestão de Pessoas e Serviços, alerta que muitas vezes a pretensão salarial de quem busca uma nova ocupação é alta justamente pelo cargo que o candidato exercia anteriormente – e que pela crise que vivemos atualmente acaba aceitando salários menores;

“Sabe a história de que se a empresa ‘me chamar eu aceito a vaga mesmo por um valor menor’?  Não levará nem algumas semanas para a frustração pelo lado financeiro ser evidente.  Este é um forte motivo que faz com que as empresas não chamem alguns postulantes às vagas divulgadas.”

Quarto Fator: A organização da companhia
A empresa tem toda uma estrutura interna para compor o seu quadro, tal qual um time de futebol que não é formado apenas por atacantes ou de goleiros. As companhias possuem a sua organização e naquele momento a vaga de coordenador já está preenchida, portanto não adianta tentar se candidatar para um posto que já está ocupado:

“A complexidade das atividades é outro ponto fundamental. Um determinado cargo precisa de um perfil profissional de alguém em início de carreira justamente para evitar conflitos internos de posição hierárquica. O candidato precisa entender o que está acontecendo nas empresas quando elas buscam um profissional” justifica Eliane.   

E muitas vezes acontece o contrário. A empresa tem profissionais juniores e precisa de um sênior. Não é raro surgirem vários candidatos com perfil júniors quando a vaga é para um profissional sênior, alguém com mais experiência.  

Foto: Pexels

 

Sobre a KAKOI Comunicação
A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

 


 

Comentários Facebook

Sobre a RH NOSSA

Selecionar, contratar e gerir pessoas com liderança, habilidade e sensibilidade. Essas são características especiais da RH NOSSA, empresa que há mais de 25 anos se dedica a trazer ao mercado as melhores soluções em Gestão de Pessoas e serviços.

Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta das 8h30 às 18h
Sexta das 08h30 às 17h30

Contato

CURITIBA
  • Rua Lamenha Lins, 2232
    Rebouças - Curitiba (em frente ao Colégio Lamenha Lins)
  • Para Curitiba e Região
    • Fone: (41) 3306-0029
    • Comercial (Para Cliente):
      (41) 3180-0092
  • Para fora de Curitiba:
    • 0800 944 1132

NOSSAS Redes

Prêmios e Certificados

Desenvolvido pela: