Conheça 5 competências sempre em alta no mercado de trabalho

O mercado de trabalho está sempre evoluindo. É comum existirem momentos em que algumas profissões são mais demandadas do que outras. Mas é importante lembrar que algumas habilidades são sempre necessárias, independentemente da área de atuação do profissional. Saber quais são essas competências pode fazer muita diferença na construção de uma carreira.

Quando se está a procura de trabalho, a melhor maneira de aumentar as chances de contratação é ter um currículo que explicite o domínio das competências requeridas pelo mercado. Confira a seguir habilidades que são necessárias em qualquer setor.

 1 – Pensamento crítico

Exercer o pensamento crítico, ou seja, a habilidade de pensar clara e racionalmente e entender a conexão lógica entre as ideias, é constantemente questionar suposições e hipóteses ao invés de aceitar passivamente uma informação como fato imutável. É a motivação em determinar se um argumento representa a verdade ou apenas uma perspectiva que não leva em consideração o cenário visto sob todos os ângulos.

Profissionais com essas características tendem a ser bem sucedidos no mercado de trabalho por conseguirem identificar com mais facilidade as forças e fraquezas de uma empresa – assim como dos colaboradores. Dessa forma, quando situações difíceis aparecem, eles analisam todas as repercussões de cada ação e encontram soluções efetivas para os problemas.

2 – Criatividade

Criatividade é a ação de colocar em prática ideias imaginativas e inovadoras. Ter a habilidade de perceber e entender o mundo de uma maneira diferente do comum, conseguir identificar novos padrões, fazer conexões entre fenômenos que aparentemente não estão correlacionados e, a partir disso, criar novas soluções para problemas existentes.

Um realizado pela Adobe mostrou que oito em cada dez? pessoas consideram que desenvolver a criatividade é fundamental para o sucesso profissional. Em contrapartida, apenas 25% acreditam ter alcançado o mais alto nível de potencial criativo.

Uma pessoa aprende a ser criativa? Sim, é uma habilidade que pode ser adquirida e desenvolvida. Para isso, é preciso seguir alguns passos:

1.Faça perguntas: é preciso desafiar o que é caracterizado como conhecimento comum;

2.Associe fenômenos: é o ato de buscar entender a correlação entre coisas, pessoas e ideias que em uma primeira análise não existe;

3.Observe: no ambiente de trabalho, examine minuciosamente o comportamento de clientes, fornecedores, concorrente e sócios. Encontre, a partir disso, novas formas de agir;

4.Experimente: novas vivências são fundamentais para ampliar os ângulos de análise e adquirir novas perspectivas ;

5.Relacione-se: fazer networking com grupos de pessoas que não estão no dia a dia é um forma de quebrar barreiras e potencializar a criatividade.

Competências para o mercado de trabalho — Foto: PexelsCompetências para o mercado de trabalho — Foto: Pexels

Competências para o mercado de trabalho — Foto: Pexels

3 – Gestão de pessoas

Conhecimento técnico e experiências profissionais são essenciais para o sucesso no mercado de trabalho, mas para ter sucesso é preciso ir além. As chamadas soft skills (conjunto de habilidades sociais, de comunicação e relacionamento) são importantes para aumentar as chances de conseguir um emprego ou uma promoção. A principal delas é o talento para gerir pessoas, que depende de algumas características como:

●Paciência para lidar com situações estressantes;

●Excelente comunicação oral e escrita para transmitir informação e ser entendido;

●Empatia para entender a posição e ponto de vista do outro;

●Flexibilidade para compreender que existe mais de uma forma de completar uma mesma tarefa;

●Capacidade de escutar e entender os diferentes pontos de vista;

●Organização para coordenar as atividades de um grupo de pessoas efetivamente.

4 – Inteligência emocional

O conceito criado por Peter Salavoy e John Mayer caracteriza a habilidade para reconhecer, entender e administrar as emoções, além de compreender como as próprias atitudes podem influenciar as emoções de outras pessoas. De forma prática, ter inteligência emocional é estar ciente de como as emoções direcionam as ações no dia a dia e de que determinados comportamentos influenciam positiva ou negativamente as pessoas.

Uma pesquisa feita pelo Career Builder apontou que 71% dos executivos responsáveis pela contratação de novos profissionais valorizam mais a inteligência emocional (IE) de um futuro colega de trabalho do que seu coeficiente de inteligência (QI).

As principais características de uma pessoa com elevados índices de inteligência emocional são:

●A habilidade de reconhecer seu humor e emoções, e como eles afetam os outros;

●A habilidade de controlar impulsos antes de agir;

●Alto nível de motivação para atingir objetivos;

●A habilidade de reconhecer as motivações por trás das ações de outras pessoas;

●A habilidade de manter relacionamentos e ampliar a rede de contatos.

5 – Perfil analítico

A capacidade de encontrar padrões lógicos e tendências de comportamento em uma série de dados é uma característica valorizada em profissionais.

Não é fácil encontrar pessoas com excelente capacidade de analisar dados, construir planos de ação, mensurar os resultados e implementar ideias lucrativas a partir dos conhecimentos gerados pelo processo. Mas é possível desenvolver esse perfil e valorizar o currículo. Para isso é preciso:

●exercitar a capacidade cognitiva para adquirir facilidade e rapidez no aprendizado;

●estudar matemática, codificação e praticar a construção de algoritmos;

●replicar decisões que foram previamente bem-sucedidas;

●desenvolver técnicas de comunicação clara e fluída.

O melhor ambiente para desenvolver todas essas competências é a faculdade. A graduação estimula a descoberta de novos aprendizados e motiva o estudante a desenvolver habilidades valorizados no mercado de trabalho.

Fonte: G1
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