Desejar por mudanças profissionais é fácil, o difícil mesmo é organizar suas atitudes no presente a fim de alcançá-las num futuro próximo. Atingir objetivos pode ser bem mais fácil se você criar (e seguir, claro) um plano de carreira, estabelecendo métodos e prazos. Não sabe criar um? A Universia Brasil separou dez perguntas que você deve se fazer para obter sucesso nessa empreitada. É só segui-las e se preparar para a nova rotina de sucesso que começará em 2014!
1 – Quem você quer ser? Onde quer estar?
Embora essas sejam as questões mais difíceis, é importante respondê-las. Saber quem você é, quais são suas habilidades, seus pontos fracos e qual posição almeja alcançar são determinantes no planejamento de qualquer carreira.
2 – O que você está fazendo agora pelo seu futuro?
Tão importante quanto saber onde você quer estar, é ter em mente o que você já está fazendo para alcançar essa posição. Mova-se na direção do que planeja para o seu futuro. Plante agora para colher mais tarde.
3 – O que você pode investir na sua carreira?
Veja bem: investir não está relacionado apenas ao dinheiro, mas também aos esforços e habilidades de um modo geral. Você pode, por exemplo, concentrar toda a sua persistência naquilo que deseja profissionalmente, bem como certa quantia em dinheiro em cursos de especialização. O que importa é se dedicar.
4 – Quais portas estão abertas para você?
Você tem a chance de trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Existe alguma possibilidade, de alguma forma, de você já começar a trabalhar numa empresa que deseja? Analise cada opção que existe.
5 – Quais serão as consequencias das suas escolhas?
Antes de tomar qualquer decisão, avalie seus prós e contras. Não faça nada por impulso, mas sim, planeje.
6 – Como você se informará?
Para tomar qualquer decisão, você precisará se informar sobre ela antes. Amigos, internet, colegas de trabalho… O que importa é você ter certeza da confiabilidade da fonte.
7 – Quais atitudes devem ser tomadas?
Depois de avaliar todos os prós e contras das opções existentes e procurar informações sobre elas, aja! Não adianta nada saber o que deve ser feito e deixar para fazê-lo depois, mais tarde. Sem agir, seu planejamento será em vão.
8 – Quem irá te ajudar?
Muitas vezes ter alguém que já trabalhe na área que você deseja pode ser um facilitador. Essa pessoa não só poderá te ajudar e aconselhar como também até mesmo te indicar futuramente para uma possível vaga.
9 – Em quanto tempo conseguirei o que desejo?
Seja realista nessa etapa. Coloque o tempo real que acredita que demorará a chegar aonde deseja. É sempre melhor fazer um plano a longo prazo, como de cinco a dez anos, do que tentar se convencer que ele demorará menos e frustrar-se.
10 – Comemore!
Mesmo antes de atingir o objetivo final, com certeza você viverá conquistas intermediárias que devem sim ser celebradas. Comemorar suas vitórias fará bem não só para você, mas também para o seu plano de carreira, já que as vitórias são estímulos para continuá-lo. Celebre cada etapa de sucesso!
Fonte: Universia Brasil