10 dicas para você planejar sua carreira em 2014

Desejar por mudanças profissionais é fácil, o difícil mesmo é organizar suas atitudes no presente a fim de alcançá-las num futuro próximo. Atingir objetivos pode ser bem mais fácil se você criar (e seguir, claro) um plano de carreira, estabelecendo métodos e prazos. Não sabe criar um? A Universia Brasil separou dez perguntas que você deve se fazer para obter sucesso nessa empreitada. É só segui-las e se preparar para a nova rotina de sucesso que começará em 2014!

 

1 – Quem você quer ser? Onde quer estar?

Embora essas sejam as questões mais difíceis, é importante respondê-las. Saber quem você é, quais são suas habilidades, seus pontos fracos e qual posição almeja alcançar são determinantes no planejamento de qualquer carreira. 

 

2 – O que você está fazendo agora pelo seu futuro?

Tão importante quanto saber onde você quer estar, é ter em mente o que você já está fazendo para alcançar essa posição. Mova-se na direção do que planeja para o seu futuro. Plante agora para colher mais tarde. 

 

3 – O que você pode investir na sua carreira?

Veja bem: investir não está relacionado apenas ao dinheiro, mas também aos esforços e habilidades de um modo geral. Você pode, por exemplo, concentrar toda a sua persistência naquilo que deseja profissionalmente, bem como certa quantia em dinheiro em cursos de especialização. O que importa é se dedicar. 

 

4 – Quais portas estão abertas para você?

Você tem a chance de trabalhar e estudar ao mesmo tempo? Existe alguma possibilidade, de alguma forma, de você já começar a trabalhar numa empresa que deseja? Analise cada opção que existe. 

 

5 – Quais serão as consequencias das suas escolhas?

Antes de tomar qualquer decisão, avalie seus prós e contras. Não faça nada por impulso, mas sim, planeje. 

 

6 – Como você se informará?

Para tomar qualquer decisão, você precisará se informar sobre ela antes. Amigos, internet, colegas de trabalho… O que importa é você ter certeza da confiabilidade da fonte. 

 

7 – Quais atitudes devem ser tomadas?

Depois de avaliar todos os prós e contras das opções existentes e procurar informações sobre elas, aja! Não adianta nada saber o que deve ser feito e deixar para fazê-lo depois, mais tarde. Sem agir, seu planejamento será em vão. 

 

8 – Quem irá te ajudar?

Muitas vezes ter alguém que já trabalhe na área que você deseja pode ser um facilitador. Essa pessoa não só poderá te ajudar e aconselhar como também até mesmo te indicar futuramente para uma possível vaga.

 

9 – Em quanto tempo conseguirei o que desejo?

Seja realista nessa etapa. Coloque o tempo real que acredita que demorará a chegar aonde deseja. É sempre melhor fazer um plano a longo prazo, como de cinco a dez anos, do que tentar se convencer que ele demorará menos e frustrar-se.

 

10 – Comemore!

Mesmo antes de atingir o objetivo final, com certeza você viverá conquistas intermediárias que devem sim ser celebradas. Comemorar suas vitórias fará bem não só para você, mas também para o seu plano de carreira, já que as vitórias são estímulos para continuá-lo. Celebre cada etapa de sucesso!

 

 

Fonte: Universia Brasil