Devo pedir aumento em tempos de crise?

Pedir aumento de salário sempre foi um ponto delicado, tanto para quem pede quanto para os chefes que recebem este pedido.  E se os tempos são de crise, essa solicitação precisa ser feita com critérios, pois assim como você,  a empresa pode estar passando com dificuldades financeiras.

A responsável pela qualidade da NOSSA Gestão de Pessoas, Thaisa Batista tudo é uma questão de tato, do profissional entender o ambiente em que ele está inserido e também saber um pouquinho da situação que a empresa está enfrentando:

“Tudo depende da postura do profissional entender como está o momento do seu local de trabalho. Lógico que a gente, além de ajudar as empresas, também tem que focar nos nossos interesses pessoais, porém tudo é uma questão de medida.” explica Thaisa.

Fatores que impactam na hora de pedir um aumento:

– A postura e o relacionamento que o profissional tem com o seu chefe;

– A situação financeira da empresa ;

– A situação em que este profissional está vivendo.

Thaisa reforça que se o profissional estiver em uma situação muito extrema, é válido tentar fazer um acordo diferente ou um pagamento de algum bônus. Se for uma situação pontual, o ideal é tentar a antecipação de um décimo terceiro, por exemplo:

“Não existe uma regra, é muito particular e de momento da empresa. Por mais que tenha crise e as pessoas estejam precisando de um aumento, todo ano obrigatoriamente tem um dissídio coletivo, um reajuste oficial. Claro que não é tudo aquilo que o trabalhador possa almejar,  mas já dá para negociar.” afirma a especialista.

A postura deste profissional dentro da empresa também vai ser fundamental. O engajamento a preocupação em não apenas fazer um bom trabalho influencia:


“Se der para esperar dois, três, quatro meses para receber o aumento, o trabalhador deve esperar este tempo. Entender como a empresa está neste momento impacta sim esta decisão” completa Thaisa Batista.


Foto: PublicDomainPictures

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Criada em Curitiba no ano de 1993, a NOSSA se dedica em buscar soluções para contratação de pessoas para contratações efetivas, trabalhos temporários e terceirização de pessoal. Os profissionais são especializados em definir as melhores estratégias, de acordo com as necessidades da empresa-cliente. O leque de serviços abrange todo o processo de recrutamento, seleção, orientação e contratação de profissionais para trabalhos permanentes e temporários. Além disso, desenvolve projetos especiais. A NOSSA cuida do recrutamento, de todo o processo legal das contratações e também do gerenciamento das equipes.

Sobre a KAKOI Comunicação

A KAKOI Comunicação é uma empresa cujo objetivo de proporcionar aos clientes os melhores resultados com ações simples, porém focadas em nosso compromisso de abranger qualidade X resultado. A kakoi conta com equipe especializada em diferentes áreas para garantir a pluralidade dos projetos abrangendo a maior frente possível de comunicação.


Fonte: KAKOI Comunicação

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