Errar durante uma negociação importante ou encontro com cliente pode ser o fim de todo um negócio lucrativo. Talvez por falta de experiência, inocência ou apenas despreparo, esses erros são cada vez mais comuns.
Eduardo Adas e Rogério Chequer, da consultoria SOAP, listaram os cincos erros mais praticados.
“Pequenas atitudes, como evitar atender o celular durante uma apresentação de negócios, podem ser decisivas para o sucesso de uma negociação e, no sentido mais amplo, de uma empresa”, explica Eduardo Adas.
Confira 5 gafes comuns, que as pessoas estão acostumadas, mas que podem comprometer seriamente uma apresentação:
1 – Ligações
Quem nunca assistiu a uma apresentação que foi interrompida por um celular? Às vezes de algum espectador ou por incrível que pareça do próprio apresentador!
2 – Arrogância
Apresentadores arrogantes e que dão ordens constrangem a plateia. “Ao tentar vender uma ideia ou motivar pessoas esta postura é um tiro no pé”, diz Eduardo.
3 – “Boca-suja”
Alguns apresentadores cometem o pecado dos palavrões, que para alguns pode ser sinônimo de estilo jovem e “descolado”, mas dependendo da audiência, pode soar extremamente grosseiro.
4 – Estar atrasado
Nada mais constrangedor do que a plateia ficar esperando pelo apresentador. Imprevistos acontecem, mas é preciso se prevenir! Saia mais cedo.
5 – Despreparo
Um apresentador despreparado é um desrespeito ao tempo que a audiência se dispôs a ouvir. Dominar o assunto a ser abordado é o mínimo que se espera do apresentador.
Fonte: Administradores.com.br