Dez coisas que jamais deve fazer no trabalho

Crescer na carreira é o desejo de 10 entre 10 profissionais. Mas, para alcançar esse sonho é preciso muito trabalho e algum senso comum, e sobretudo saber que tipo de comportamento é ou não impróprio para ter no ambiente laboral.

Da mesma maneira que sua conduta pode levar aos cargos de liderança, também pode da mesma forma acabar com a sua carreira.

Eis dez coisas que nunca deve fazer no trabalho, segundo a revista norte-americana Forbes:

1. Compartilhar demasiada informação

Se não quer ver uma informação compartilhada em e-mails, redes sociais, comentários dentro do escritório ou, mais que isso, não quer que o assunto chegue aos ouvidos do seu chefe, a solução é simples: não compartilhe. Mesmo que seja um assunto antigo, lembre-se de que isso pode render por muito tempo, especialmente porque as coisas compartilhadas na Internet ficam lá para sempre…

2. Estar sempre a pedir desculpa

Todas as pessoas cometem erros, mas nos negócios isso pode ter consequências significativamente más. Entretanto, isso não obriga a que se desculpe incessantemente sobre um erro que já ocorreu. Sendo um problema pequeno ou grande, procure resolver diretamente com as pessoas envolvidas. Diga o que precisa cara a cara e esqueça o assunto.

3. Usar e abusar do celular

Não permita que o uso desse aparelho atrapalhe o seu rendimento no trabalho. Estar constantemente conectado não faz parte da sua rotina de trabalho e pode causar uma impressão péssima para o seu chefe e para os seus colegas de trabalho.

4. Entrar em conflito com superiores

Tem todo o direito de discordar da opinião dos seus superiores e pode, inclusive, pontuar isso em alguns casos. Mas é necessário saber de que maneira falará sobre o assunto sem prejudicar o relacionamento laboral. Resumindo, medir forças com pessoas em cargos superiores ao seu não traz vantagem alguma.

5. Procurar problemas

Nem todos os dias são bons dias, todos sabemos. Mas estar de mau humor ou irritado com alguém não é motivo suficiente para estragar o dia dos seus colegas de trabalho.

6. Exagerar nas habilidades e influência

Mentir sobre as suas habilidades, a sua influência ou mesmo comprometer-se com aquilo que não pode cumprir pode acabar com a sua reputação. Diga somente aquilo que puder comprovar e faça apenas aquilo que realmente puder sem atrapalhar o trabalho de outras pessoas.

7. Perder o controlo em público

Pode estar cheio de razão sobre o que quer que seja, mas irritar-se, maltratar pessoas, gritar e perder o controle de qualquer outra maneira vai acabar com a sua credibilidade.

8. Fazer ou dizer coisas desnecessárias

Na hora de trabalhar em equipa o bom senso é fundamental. Portanto nada de comportamentos inadequados ou de compartilhar informações desnecessárias. As pessoas não necessitam de saber sobre a bebedeira que apanhou no fim-de-semana ou sobre a sua última conquista amorosa.

9. Estar sempre a reclamar

Se é o tipo de pessoa para quem nunca nada está bom, pode acreditar: vai transformar o seu ambiente de trabalho num completo inferno. O funcionamento ou dinâmica do escritório podem ser de facto maus, os colegas podem ser mal educados e o seu chefe pode ser horrível, mas estar sempre a cismar em cada um desses problemas só vai acentuá-los ainda mais.

10. Contar fofocas sobre os colegas, chefes ou empresa

Da mesma maneira que reclamar de tudo não vai fazer com que as coisas se resolvam, falar da vida alheia não vai trazer igualmente nenhum benefício. Se tem algo para falar sobre alguém do seu trabalho, faça isso em casa, com pessoas que nem imaginam de quem se trata.

Fonte: Noticias ao Minuto