8 hábitos que podem arruinar suas apresentações

O colaborador do site Inc. Geoffrey James, após ler um artigo sobre erros de apresentações que os vendedores cometem frequentemente na frente dos clientes, escrito pela consultora de vendas Colleen Francis, percebeu que muitos dos itens listados se aplicam a todos os tipos de apresentações.

 

Para conscientizar as pessoas sobre o perigo desses corriqueiros lapsos, que muitas vezes passam despercebidos, o autor enumerou 8 hábitos que podem arruinar até as melhores apresentações. Veja se você já sofreu com algum deles e saiba o que fazer para consertar tais falhas:

 

1. Começar com uma desculpa

 

O hábito: você está atrasado, não tem o material necessário ou seu equipamento está quebrado. A desculpa já antecede os problemas de sua apresentação.

 

Por que é um erro: um pedido de desculpas no começo da reunião gera uma impressão negativa e faz você parecer uma vítima. Ninguém quer fazer negócios com uma vítima.

 

O que fazer no lugar: inicie a apresentação com uma observação otimista, como se nada estivesse errado, para demonstrar que você mantém a calma sob pressão – o oposto de ser uma vítima.

 

2. Pedir mais tempo

 

O hábito: você acha que tem pouco tempo para repassar as principais informações e pede mais.

 

Por que é um erro: se falta tempo devido a um atraso seu, você está sendo ainda mais indelicado, e se é porque sua apresentação é longa, bem, sua apresentação deve ser sintetizada. 

 

O que fazer no lugar: se você estiver atrasado, finalize a apresentação na hora marcada e, se ela está grande, lembre-se de que ser prolixo não é uma qualidade.

 

3. Apressar os slides

 

O hábito: você tem pouco tempo para finalizar sua apresentação, mas falta ainda a metade dos slides, então você começa a passá-los apressadamente.

 

Por que é um erro: geralmente isso acontece quando os slides iniciais desencadearam discussões, então você se adianta para que o público mantenha-se calado até o fim da apresentação.

 

O que fazer no lugar: adapte o restante do Power Point para o assunto que foi debatido, pois claramente é o que importa para seus espectadores.

 

4. Criar desculpas pessoais

 

O hábito: você diminui as expectativas do público ao pedir desculpas antecipadamente pelo seu desempenho (ex.: “estou exausto”; “cheguei em casa tarde ontem”).

 

Por que é um erro: na verdade, essa desculpa é para si próprio, para você não se sentir tão mal caso falhe. Além disso, ninguém gosta de ouvir os outros se lamentarem por seus problemas.

 

O que fazer: mostre-se entusiasmado, independente de como estiver se sentindo. Esteja inteiramente presente e se esforce para dar o máximo de si.

 

5. Ler slides

 

O hábito: os slides mostram o que você pensa a respeito de determinado assunto. Em vez de explicar sua linha de raciocínio, você lê os slides em voz alta.

 

Por que é um erro: se você está fazendo uma apresentação para pessoas que sabem ler, você será entediante.

 

O que fazer: faça dos slides indicadores visuais para os pontos que você está expondo, em vez de uma versão escrita ou resumo de tais pontos.

 

6. Virar as costas

 

O hábito: você fica se virando para ler os slides ou então abaixando a cabeça para ler suas anotações.

 

Por que é um erro: você está agravando o hábito 5, com falta de profissionalismo.

 

O que fazer: foque no público e olhe para ele enquanto se apresenta.

 

7. Falar muito rápido

 

O hábito: você tem muito material para compartilhar, então fala rápido para dar tempo de apresentar tudo.

 

Por que é um erro: a partir do momento que você precisa falar com rapidez, sua apresentação está maior do que deveria. Além disso, você vai parecer nervoso.

 

O que fazer no lugar: diminua a apresentação para não ter que se preocupar com o tempo. Caso você esteja falando rápido por nervosismo, escreva “CALMA” em cada página de suas anotações.

 

8. Inquietação

 

O hábito: você remexe as anotações, olha para o relógio, começa a se coçar, passa a mão no cabelo etc.

 

Por que é um erro: você vai tirar a atenção do público da apresentação e ao fazer isso, tornará o conteúdo que está passando desinteressante e menos eficaz.

 

O que fazer no lugar: quando for ensaiar a apresentação, ensaie sua performance e o que fazer com as mãos – ensaie o suficiente até que os tiques nervosos desapareçam.

 

 

 

Fonte: Administradores.com.br