A importância de cumprir metas

Todas as pessoas têm algum sonho na vida: conseguir um bom emprego, ingressar numa universidade, viajar pelo mundo, ter uma vida saudável. Mas como é possível transformar tudo isso em algo concreto? Antes de tudo, é preciso identificar quais são seus objetivos para, então, planejar ações que contribuam para a realização daquilo que realmente importa.

 

Numa rotina de trabalho ou de estudos, que costuma ser cheia de tarefas, é importante ajustar o foco para não perder-se entre tantas informações recebidas diariamente. Milhares de estímulos podem dispersar-nos a todo instante, como chegada de novos e-mails, notificações de redes sociais e telefonemas que surgem num momento em que é preciso haver concentração. Por isso, elaborar uma lista de objetivos e priorizar o essencial é muito importante para cumprir metas dentro do prazo almejado. De forma geral, uma boa dica é começar estabelecendo quais são os projetos, quanto tempo é preciso para executá-los e de que forma isso pode ser feito.

 

Em seguida, separe as atividades por dia e risque cada uma à medida que for concluída. Se ficarem pendências, priorize-as no dia seguinte. Use o bom senso e separe uma quantidade de tarefas viáveis para cumprir. Reserve também um tempo para imprevistos que possam aparecer ao longo do dia.

 

Para manter-se estimulado, sempre que possível crie uma maneira de tornar a tarefa divertida, premiando-se a cada dever cumprido com esforço. O “prêmio” pode ser uma sessão de cinema, um presente ou até mesmo uma viagem. O que vale é a sensação de recompensa pelo seu empenho. Além disso, aproveite momentos de lazer para aliviar as tensões acumuladas durante a semana.

 

Fazendo tudo, ao mesmo tempo e agora

 

Procure fazer uma coisa de cada vez. Muitas pessoas querem ser multitarefa, mas isso nem sempre é uma vantagem, pois nesses casos é mais fácil perder a concentração. Estabeleça um intervalo para checar seus e-mails e desative as notificações de redes sociais. Dessa forma, você sentirá uma enorme diferença na fluidez do trabalho.

 

Com uma rotina de organização estabelecida, ficará mais fácil avaliar a resolução dos problemas e se o método usado é o mais apropriado para isso. Sem metas definidas, será difícil saber aonde se quer chegar e, consequentemente, não haverá motivação para lutar pelas necessidades mais essenciais do dia a dia. Portanto, faça sempre o uso de uma lista de tarefas como um guia diário para a realização pessoal e profissional. No fim você só terá a ganhar, conquistando mais motivação e qualidade de vida.

 

 

 

Fonte: SBCoaching.com.br

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram