Algumas pessoas acreditam que o segredo para a alta produtividade é repetir diversas vezes a mesma tarefa. Elas dizem que, depois de muitas repetições, você será capaz de realizar essa tarefa sem nenhuma dificuldade. Isso até pode ser verdade, porém, esse tipo de atitude é prejudicial para o seu cérebro.
Assim como o corpo humano necessita de diversos tipos de alimentos para ser saudável, o cérebro também precisa trabalhar com diferentes tarefas para se desenvolver da melhor forma possível. Ao entrar em contato com contextos não semelhantes, você faz com que o seu cérebro tenha que funcionar de diferentes maneiras. Se você trabalha escrevendo, por exemplo, tente, pelo menos uma vez ao dia, estimular o seu cérebro de outra forma: assista a um filme, toque um instrumento, escute música, saia para andar, etc.
Ao fazer isso, você estará estimulando o seu cérebro a trabalhar em contextos diferentes e, consequentemente, ele irá fazer novas conexões de forma mais rápida e fácil. Quando você permite que ele conecte partes distintas da sua mente, novas ideias podem surgir, afinal, você terá “novos recursos” para realizar as tarefas de sempre./ A maior prova disso é que muitas pessoas dizem ter boas ideias somente quando estão tomando banho, ou fazendo outras coisas. Você também, provavelmente, já encontrou a solução para aquele problema difícil enquanto lavava a cabeça.
Portanto, uma das maneiras mais simples de ter novas ideias é parar o que você está fazendo e mudar de atividade. Tem uma reunião de brainstorm daqui meia hora? Saia da frente do computador e leia uma revista ou coma um lanchinho. “Limpe” o seu cérebro e facilite o trabalho dele! Aos poucos, você irá sentir a diferença no seu dia a dia.
Fonte: Universia Brasil