A importância do trabalho voluntário para 2020

Você sabia que realizar trabalho voluntário pode abrir portas para um novo emprego em 2020? Boas ações melhoram qualquer currículo e as empresas valorizam o trabalho voluntário por parte de candidatos que concorrem às vagas dentro de uma organização. Esta experiência mostra ao recrutador que a pessoa está disposta a se envolver, tomar iniciativas e fazer com que as coisas aconteçam.

O trabalho voluntário mostra qualidades que são muito procuradas em todos os setores – tanto que para Iris Aline, Assessora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA, é importante sinalizar essa informação para diferenciar o currículo:

“A realização do trabalho voluntário pode ser utilizado como critério de desempate entre dois ou mais concorrentes. As empresas entendem que quem dedica parte do seu tempo para o trabalho voluntário desenvolve diversas habilidades como trabalho em equipe, boa comunicação e liderança.”

Outro detalhe é que o trabalho voluntário possibilita que o profissional evolua sua sensibilidade, humanidade e proatividade,  características essenciais para quem deseja ingressar no mundo corporativo.

Como colocar no currículo?
A melhor maneira de incluir esta informação vai depender do formato que está o currículo. Dá para destacar a experiência de trabalho não remunerado como uma atividade extra ou, como outra alternativa, incorporar em seu histórico de trabalho. Uma boa sugestão é incluir uma seção no currículo para cargos voluntários.

Assim como na seção de experiência de trabalho profissional, o preenchimento precisa apresentar qual foi o trabalho realizado, a posição ocupada e o nome da empresa ou associação. O mais importante é deixar bem clara quais atividades foram feitas e quais resultados conquistados.   

Fonte: KAKOI Comunicação 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram