Como aumentar a produtividade na sexta-feira

A sexta-feira tende a ser o dia mais intenso em qualquer trabalho. Nas redes sociais surgem marcações como #partiusexta, #sextou, #sextalivre e tantas outras hashtags que mostram o quanto o dia é esperado por grande parte dos funcionários, mas a proximidade do final de semana pode fazer com que os colaboradores fiquem ansiosos para terminar tudo rapidamente. Esta tentativa estressante de resolver o que ficou faltando de uma única vez para evitar acumular na segunda-feira:

“Embora, muitos de nós tomemos as sextas-feiras como um dia mais tranquilo, dedicado para reuniões, é no último dia útil da semana que uma série de fatores começa a impactar diretamente no trabalho podendo resultar em trabalhos mal feitos ou totalmente equivocados” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

O que fazer para a sexta-feira ser mais produtiva
Para transformar o último dia da semana em um dia mais tranquilo e produtivo, a primeira coisa é excluir as atividades pendentes da sua caixa de entrada. Dessa forma, na segunda-feira seguinte você poderá dedicá-lo a novas tarefas sem ter nada para terminar. Responda aos e-mails mais importantes e termine com os menos importantes:

“Sextas-feiras podem ser usadas para realizar uma reunião para resumir o que foi feito ao longo da semana e organizar as tarefas para a semana seguinte. Quanto menos tarefas estiverem abertas, melhor. Caso o acúmulo tenha acontecido, o melhor é tentar liquidar as pendências antes do meio-dia, para evitar atrasos ou ter que terminar com pressa”.

Organizar a próxima semana
Assim que as atividades em grupo estiverem organizadas, a dica da especialista é organizar suas próprias tarefas durante a semana. Não é necessário ter cada minuto do seu trabalho planejado, mas é uma forma de antecipar a carga de trabalho e conseguir organizar seu tempo com antecedência:

“Aproveitar a sexta para encerrar a semana ou projetos em andamento é o melhor. Não é aconselhável começar a sexta-feira com novos projetos, já que temos o fim de semana no meio. Estamos mais cansados ​​no final de semana e nossa produtividade provavelmente será menor. Melhor se organizar para descansar e começar a segunda-feira forte com novos projetos”

Em último caso, peça ajuda
Se mesmo com todas as dicas, muita coisa ficou acumulada, é o momento de pedir auxílio para colegas e gestores. Catalano lembra que muitas coisas podem acontecer, como uma demanda extraordinária na quinta ou algum problema na própria sexta, que vai atrapalhar qualquer planejamento:

“Não há problema algum em solicitar ao seu líder que amplie algum prazo. Um colega que esteja um pouco mais tranquilo pode ajudar na solução de alguma demanda de última hora e assim por diante. O importante é não deixar que demandas extras se acumulem com  o que já está no fluxo” completa Catalano.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Checking...