Ficar desempregado durante um longo período pode ser um inconveniente na hora de fazer um currículo. Muitas pessoas acreditam que essa é uma informação que deve ser omitida das suas fichas, no entanto, existem várias formas de dizer a verdade sem se prejudicar.
Quando você for fazer um currículo, procure chamar a atenção para informações como cursos e empresas anteriores, desviando o foco de datas e períodos de trabalho. Conquiste o seu recrutador por aquilo que você fez, e não pelo tempo em que desempenhou a tarefa.
O currículo é um documento que deve apenas mostrar seus dados, sem maiores explicações. A fase de argumentação ocorrerá durante as entrevistas, portanto é bom que você esteja preparado para narrar situações, motivos e consequências com cautela e controle de sentimentos. Treinar suas respostas antes de encontrar seu futuro chefe pode ajudá-lo.
Não se esqueça de que existem outros documentos que podem ser apresentados junto ao seu currículo, como portfólios e cartas de apresentação. Aproveite-os ao máximo.
Caso você sinta vergonha da sua situação passada, supere esse sentimento. O mercado de trabalho é amplo e com certeza existe uma vaga adequada a sua competência. A Universia Brasil está torcendo por você.
Fonte: Universia Brasil