Como uma pós pode ajudar na transição de carreira?

Daqui a alguns anos, talvez décadas, a história explicará melhor, mas já é visível que hoje passamos por um daqueles grandes momentos de transição no mundo. São partes dessas transformações não só as crises econômicas e políticas que têm afetado diversos países, mas principalmente as crises de paradigmas que empresas, profissões e modelos de negócios inteiros têm vivido. Nesse contexto, é inevitável pensar numa transição de carreira e uma pós-graduações pode ser vital para conseguir fazer essa passagem de forma eficiente.

Estamos vivendo mais. Porém, em contrapartida, as profissões estão “vivendo” menos. O ritmo das transformações tecnológicas, que remodelam hábitos de consumo e obrigam os mercados a viverem em eterno estado de mudança faz com que formas de trabalho desapareçam e deem lugar a outras numa velocidade muito maior que nos séculos passados. Por isso, todos precisamos ter a consciência de que – muito provavelmente – atuaremos em pelo menos duas profissões diferentes ao longo da vida.

Mas como se adaptar a um novo jeito de trabalhar, se você se dedicou décadas a uma única área? Uma pós-graduação pode ser o caminho mais objetivo para você se preparar para os novos passos.

É importante saber enxergar os movimentos dos mercados e saber quando não vale mais a pena insistir numa mesma carreira ou, pelo menos, área dentro de sua profissão. Em momentos de crise, reposicionar-se no mercado pode ser a saída mais inteligente. Por ser focada no mercado e com abordagem prática, a pós é um instrumento muito eficiente para quem busca conquistar novos conhecimentos e aprender novas habilidades.

A pós também é um ambiente de networking e conhecer outras pessoas é fundamental para entender melhor os movimentos dos mercados e também estabelecer pontes para oportunidades futuras. Procure interagir com seus colegas, quebrar o gelo e criar vínculos. Podem estar ali naquela mesma sala grandes parceiros de negócios, futuros empregadores e até mesmo potenciais sócios.

Conhecimentos mais sólidos

Em momentos de transição, as empresas vão dar preferência àqueles profissionais mais preparados para enfrentar os novos desafios. Quem não acompanhar as novas dinâmicas e não tiver os conhecimentos necessários para o novo mundo que se desenha, vai ficar para trás. Com uma pós, suas chances de estar mais preparado para enfrentar os desafios do mercado são maiores. Afinal, além do que aprendeu na graduação, você irá adquirir conhecimentos mais específicos sobre determinada área e, principalmente, de uma maneira mais integrada, já que na pós os estudos são mais objetivos e unem conhecimento com prática.

Fonte: Administradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram