Conversar consigo mesmo pode ajudá-lo a atingir melhores resultados

Se você acredita que são necessárias muitas mudanças na sua personalidade para se tornar um profissional de sucesso, você esta enganado. Um artigo recente publicado pelo Wall Street Journal diz que uma atitude simples pode influenciar positivamente na sua carreira e outros âmbitos da sua vida: falar consigo mesmo.

 

Conversar consigo mesmo e expor os seus pensamentos em voz alta pode ter mais pontos positivos do que você imagina. Ao falar as suas ideias e vontades para você mesmo, as chances de você se sentir mais motivado e preparado para tomar as atitudes certas são maiores. Segundo o professor Antonis Hatzigeorgiadis, da Universidade de Thessaly, Grécia, frases motivacionais têm o poder de nos animar e modificar a maneira como analisamos as situações.

 

Falar consigo mesmo causa efeitos ainda mais positivos ao aprender novas habilidades e assimilar informações. Durante uma prova, por exemplo, você pode pensar algo como: “Eu vou ler com atenção todas as alternativas e enunciados”. Ao deixar essa ideia fixada em sua mente, você estará sempre se recordando desse “acordo mental”.

 

Porém, fique atento: ideias complexas não são fáceis de serem fixadas. Não pense em frases longas, pois elas podem até diminuir o seu foco. Outra dica é substituir “eu” por “você”. Ao invés de falar “Eu consigo fazer isso”, pense “Você consegue fazer isso”. De acordo com os estudos de Ethan Kross, pesquisador da Universidade de Michigan, falar dessa forma faz com que você veja a si mesmo como outra pessoa e, por isso, seus conselhos se tornam mais críticos.

 

O Wall Street Journal deu alguns exemplos de como conversar consigo mesmo em certas situações. Confira:

 

1 – Falar em público

 

Repita constantemente os conselhos que você deve seguir para fazer apresentações melhores. Por exemplo: “você precisa falar mais devagar” e “não se esqueça de pausar entre as frases”.

 

2 – Entrevistas de emprego

 

Antes de entrevistas, falar consigo mesmo e ter certos pensamentos em mente pode ajudá-lo a ter um desempenho melhor. “Você é qualificado para essa vaga” e “você pode liderar e gerir times” são duas possíveis falas que você deve memorizar.

 

3 – Competições

 

Durante competições, esportivas ou não, é importante manter em mente que “você está bem preparado” e “você se esforçou o suficiente”.

 

 

Fonte: Universia Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram