Depois da pandemia, o que vai sobrar para os escritórios?

O home office chegou como um tornado nos escritórios físicos do planeta – e no Brasil, as mudanças foram gigantes! O trabalho tradicional se adaptou com a chegada da COVID-19, despertando mais dúvidas sobre o futuro do que respostas. Lembre-se que, no começo da pandemia, havia também a ideia de que o cenário seria rápido – situação que, evidentemente, não se concretizou.

Uma pesquisa da IDC Brasil, solicitada pleo Google Workspace e que envolveu quase 900 funcionários de empresas brasileiras dos mais diversos setores e tamanhos, levantou informações relevantes que podem apontar como será o futuro dos escritórios em terras brasileiras.

– 62% dos entrevistados afirmaram ter trabalhado mais no período
– 41% valorizaram não gastar tempo no deslocamento até o trabalho
– 32% estão convivendo mais e melhor com quem moram em casa
– 27% gostam da ideia de flexibilização do horário de trabalho 

As empresas brasileiras entenderam que trabalhar remoto não significa isolar o colaborador. Tanto que muitas correram para encontrar soluções tecnológicas para reuniões, compartilhamento de arquivos, melhoria de sistema para email corporativo, por exemplo.

A mesma pequisa levantou ainda que 41% dos entrevistados se sentem mais produtivos na pandemia e que 55% começaram a criar documentos compartilhados com mais frequência.

Mas, em algum momento, os escritórios vão começar a voltar. Os dados desta pesquisa apontam que o formato híbrido já está em pauta, ganhando adeptos em todas as esferas – empresários e colaboradores, 44% já trabalham no sistema híbrido contra 29% presencialmente e 27% –  100% no digital.

Ou seja, os escritórios físicos não vão fechar totalmente suas portas, mas teremos adaptações. 

E como está a sua empresa agora? Todos no home office? Ou já estão voltando? Bem, o futuro está acontecendo diante nossos olhos, vamos aproveitar da melhor maneira possível e alcançar assim resultados espetaculares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram