Devo mencionar que tenho deficiência no currículo?

Esta é uma questão que assusta muita gente: se deixar claro que tenho alguma deficiência no currículo, por menor que seja o grau dela, posso perder uma vaga de trabalho? Ao elaborar seu currículo, mencionar que tenho uma limitação de mobilidade ou visual vai prejudicar o processo de recrutamento e seleção? A RH NOSSA vai explicar essa questão.

O IBGE já divulgou dados mostrando que 18,6 milhões de pessoas vivem com alguma deficiência, sendo mais da metade mulheres, com 10,7 milhões, representando 10% da população feminina com algum problema que dificulta alguma ação.

O chamado currículo para PCD tem que ter algumas informações específicas, afinal todos precisamos trabalhar e existem vagas especiais para estes casos. Empresas que contratam pessoas com deficiência podem ter acesso a uma série de incentivos e reduções e, neste sentido, os empregos direcionados exclusivamente para pessoas com deficiência existem.

É, sim, recomendado que o candidato indique que você tem uma deficiência no currículo. Agora, se você quer se candidatar para um trabalho que não é destinado para PCD e a sua deficiência não interfere na execução da atividade, pode optar por não indicar isso no currículo. No entanto, quando for chamado para a entrevista, mencione essa condição de maneira natural, principalmente se para a função for necessário ter adaptações no ambiente de trabalho.

Porém, existem situações em que mencionar tal condição no currículo precisa acontecer: quando a oferta de trabalho é direcionada exclusivamente para pessoas com deficiência.

Fale sobre suas necessidades especiais de maneira detalhada, explicando com detalhes quais são as limitações, se necessita de algum aparelho, cão-guia ou qualquer forma de adaptação estrutural. Existe também a possibilidade de informar o número do CID (Código Internacional de Doenças), apresentar algum laudo médico ou do INSS que ateste qual seu grau de deficiência para comprovar que você está apto para preencher tais vagas.

Fora isso, concentre o seu currículo em suas habilidades e competências, antes de sua deficiência. As empresas valorizam pessoas, talentos e capacidade de trabalho, independentemente de suas condições. Quem ocupará essas vagas são pessoas que tenham competência para o cargo e força de vontade, acredite!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Verificando...