Dormir pouco dificulta se manter calmo no trabalho, diz estudo

As relações pessoais no trabalho importam muito. E, por mais que pareça errado ou injusto, os primeiros contatos entre um gestor e sua equipe são cruciais. Podem determinar em quem o chefe vai confiar para passar as tarefas mais difíceis ou qual funcionário terá mais afinidade para trabalhar com outro. Mas construir essas boas relações depende também de fatores externos e individuais, defendem Cristiano Guarana, professor da Escola de Negócios de Kelley, da Universidade de Indiana, e Christopher M. Barnes, professor da Escola de Negócios de Foster, da Universidade de Washington. Em estudo, os professores descobriram que a qualidade do sono pode afetar de modo significativo a qualidade das relações no trabalho, entre chefes e funcionários. A ciência já mostrou que a falta de sono diminui o carisma de um líder e pode levar ao comportamento abusivo de um chefe com seus funcionários. Recentemente, os dois se debruçaram sobre o impacto do sono sobre o relacionamento entre novos funcionários e seus gestores analisando situações em empresas brasileiras. Os resultados foram publicados em artigo da Harvard Business Review.

“Começamos da premissa de que a falta de sono pode fazer com que líderes e funcionários sintam emoções mais negativas quanto ao trabalho (na forma de hostilidade)”, explicam. Afinal, você provavelmente vai se lembrar da última vez em que teve uma crise de insônia e foi trabalhar extremamente irritado no dia seguinte. Essa experiência é um tanto comum, e tem a ver com o fato de que dormir mal atrapalha os processos no cérebro que envolvem a regulação das emoções.

 

A hostilidade pode ser muito prejudicial a uma relação que está apenas começando a se formar. A outra pessoa se sente ameaçada, o que corrói a sensação de segurança psicológica daquele momento e contexto. “Um único episódio de gritar hostilmente com um funcionário pode ser desculpado. No entanto, se for uma prática recorrente, o empregado pode começar a sentir que o chefe não tem respeito ou empatia”, afirmam os pesquisadores.

No estudo, os pesquisadores examinaram os dois lados: o do líder e o dos funcionários. Eles conduziram dois estudos com chefes e novos funcionários em empresas brasileiras. No primeiro, 86 duplas de chefes e empregados tinham acabado de começar a trabalhar juntos e responderam a uma pesquisa completa sobre sono, hostilidade, qualidade do relacionamento e outras variáveis utilizadas como controle estatístico. “Coerente a nossa expectativa, descobrimos que a privação de sono prejudicava a percepção do funcionário sobre a qualidade do relacionamento com o chefe. O efeito também foi sentido do outro lado: a falta de sono por parte do chefe também prejudicava a percepção sobre a qualidade do trabalho do funcionário”, disseram os pesquisadores.

No segundo estudo, os pesquisadores pediram que os entrevistados respondessem a uma série de perguntas ao longo de três meses. Sem surpresas, o resultado foi similar ao do primeiro estudo. “Descobrimos também que os líderes que dormem mal não conseguem perceber que a sua privação de sono atrapalha a relação com seus funcionários”, escrevem Guarana e Barnes. “Assim como uma pessoa que bebeu demais não consegue perceber que terá a capacidade de dirigir comprometida, os líderes que não dormem bem não têm ideia do quanto isso faz com que seus funcionários não confiem e não gostem deles”.

Essas descobertas têm implicações diretas no ambiente de trabalho. “Sua relação com seus funcionários diretos é um dos recursos mais preciosos que você tem. Você consegue extrair mais disso e conseguir um trabalho mais eficiente se seus empregados confiarem, gostarem de você e te respeitarem”, dizem os pesquisadores. Prejudicar essa relação, ainda mais sem perceber, é uma forma de sabotar a si mesmo e a sua equipe. “Pode ser tentador trocar algumas horas de sono para trabalhar mais e diminuir a lista de pendências, mas ao fazer isso, você estará sabotando a sua própria chance de sucesso no futuro”, defendem os pesquisadores.

Fonte: Época Negócios

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