Exigir foto no currículo? Isso pode mudar em breve

Você sabia que está tramitando na câmara dos deputados proposta que proíbe a exigência de foto em currículo para vaga de emprego? De acordo com a Agência Câmara de Notícias, o Projeto de Lei 187/21 vai proibir a exigência de fotografia em currículos ou fichas de inscrição em vagas de emprego. Assim que tudo tramitar, essa decisão vai fazer parte da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A projeto visa acabar com o constrangimento de alguns candidatos que estão procurando uma oportunidade pelas suas habilidades e evitar a discriminação de candidatos cuja aparência física não seja adequada ao padrão considerado ideal pelo empregador ou cor da pele.

Se aprovado, exigir a foto do candidato pode configurar ato criminoso. Aliás, essa é a justificativa do autor, o deputado Juninho do Pneu (DEM-RJ). 

Sim, a CLT já proibe a adoção de critérios discriminatórios, não há expressa vedação à solicitação da fotografia do candidato à vaga. O candidato quiser colocar, por livre e espontânea vontade, uma foto sua, não tem problema.

A RH NOSSA sempre foi uma empresa ética com a questão da imagem do candidato, portanto fique atento quando uma empresa exige a sua foto. Prefira RHs que filtrem candidatos pelas suas habilidades, experiência de vida profissional e técnicas adquiridoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram