Existe felicidades antes das 18h

As mensagens batidas de ódio relacionadas às segundas-feiras e as contagens regressivas pelas sextas retratam uma sociedade cansada e insatisfeita profissionalmente. Dados confirmam esse cenário: 46% dos homens e 49% das mulheres não estão felizes em seus trabalhos. Diferente do que muitos podem pensar, o maior aborrecimento dos colaboradores brasileiros não está relacionado com o salário, e sim com o reconhecimento profissional e satisfação pessoal com a profissão.

O encontro de um propósito dentro das atividades diárias e o aumento da colaboração entre colegas podem contribuir para a mudança desse cenário. Além de uma alteração no comportamento de cada um, as empresas precisam estar atentas na experiência dos seus colaboradores, criando ambientes amigáveis e estimulantes.

 Uma forma de fazer isso é adotando a metodologia de OKR (Objectives and Key Results). A técnica de gestão baseada na delimitação de objetivos simples e desafiadores ajuda a desenvolver o senso de equipe, a incentivar a transparência e motivar os funcionários. Isso porque todos da empresa têm acesso às metas gerais e individuais, podendo entender qual o real impacto de suas atividades nos resultados da organização.

No Brasil, algumas empresas já desenvolvem softwares na área – a primeira solução da América Latina foi feita por uma startup de Itapema. A metodologia une tecnologia e fator humano, funcionando como um sistema que é complementado por coachings Dessa forma, aproxima as pessoas dos seus objetivos e assim elas podem encontrar motivação dentro do trabalho e, consequentemente, na vida.

Com objetivos bem alinhados e uma equipe unida, o ambiente se torna mais leve e seguro. Assim, todos os colaboradores conseguem enxergar um mesmo horizonte e se ajudam para alcançá-lo. A motivação, portanto, se torna uma aliada na busca pela satisfação no trabalho, contribuindo para que equipes com propósitos bem definidos não precisem esperar o fim do expediente ou a sexta-feira para se sentirem felizes.

Fonte: Administradores

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram