Funcionários querem ainda mais flexibilidade no local de trabalho

Conforme os efeitos da pandemia continuam a se desenrolar, as empresas estão se ajustando e optando por uma política híbrida em que os funcionários trabalham parte do tempo remotamente e parte presencialmente.

Um lugar em que isso acontece – literalmente – é o Zoom, isso mesmo, aquele software tão importante nos tempos de confinamento! Justamente da empresa que criou soluções para permitir que as equipes trabalhem da melhor maneira possível em qualquer lugar é que chegam os dados sobre como os funcionários estão percebendo este novo momento com trabalho híbrido.

Esse é um excelente termômetro – oriundo de uma empresa que possibilitou essa adaptação!

Vamos observar o resultado!

Onde os funcionários querem estar?
38% dos entrevistados disseram que trabalhar em tempo integral no escritório ou no local de trabalho seria a escolha ideal. Quase 3 em cada 10 teletrabalhadores (28%) dizem que preferem continuar remotamente, quase o dobro do número em 2021 (15%).

No entanto, quando questionados sobre seu ambiente de trabalho ideal (remoto, presencial ou híbrido), os trabalhadores tendem a escolher o ambiente de trabalho que seus pares escolhem. 64% dos trabalhadores cujos colegas trabalham em casa em período integral dizem que também gostariam de trabalhar à distância, e 48% dos trabalhadores cujos colegas trabalham no escritório em período integral dizem que também gostariam de trabalhar no escritório.

2 – Os trabalhadores querem escolher onde trabalhar?
A escolha do funcionário é primordial. 69% dos entrevistados querem decidir onde e como trabalhar. A escolha é ainda mais crucial para quem já trabalha remotamente: 85% dizem que é fundamental que o empregador permita que escolham onde trabalhar.

Quase metade (45%) dos entrevistados disseram que provavelmente procurariam um novo emprego se não tivessem permissão para trabalhar em seu local preferido. O percentual sobe para 55% para quem já trabalha em casa.

Tanto quem faz teletrabalho quanto quem opta pelo trabalho híbrido têm uma opinião forte sobre escolher e permanecer em seu ambiente de trabalho preferido, já que a grande maioria (92%) dos teletrabalhadores acredita que pode ser bem-sucedido em seu ambiente de trabalho preferido.

Comparação ano a ano do ambiente de trabalho desejado

Qual seria sua escolha ideal para o seu local de trabalho 2021 2022
Tempo integral em seu escritório ou local de trabalho 20 % 38 %
Trabalhe principalmente em seu escritório ou local de trabalho 33% 20 %
Trabalhe principalmente em casa 32% 20%
Trabalhe em tempo integral em casa 15% 19%

Para aqueles que trabalham remotamente, aqui está um detalhamento de como você gostaria de participar de suas reuniões no futuro:

 

TIPO DE REUNIÃO PESSOAL VIRTUAL
Participar de reuniões de grandes grupos 31% 59%
Trabalhar em pequenas equipes em projetos 41% 50%
Reúna-se individualmente com seu supervisor 45% 46%
Faça apresentações para um grupo 42% 46%
Conheça pessoalmente as pessoas que você supervisiona 46% 36%
Conhecer novos clientes 53% 33%
Atividades de união da equipe 58% 29%
Ao entrevistar candidatos para empregos 44% 39%
Ao participar de conferências 42% 45%


Detalhe: Os totais não somam 100% porque os entrevistados que selecionaram “não aplicável” não são mostrados acima.

Conclusão:
É preciso preparar os funcionários em ambientes híbridos ou remotos. Quando se trata de preparar a equipe para o trabalho híbrido e remoto, 42% dos entrevistados disseram ter recebido treinamento ou material educacional sobre como trabalhar em ambientes híbridos ou remotos.

Se o trabalho continuar a ser distribuído de uma forma, ou de outra, esses recursos serão fundamentais para o sucesso dos funcionários e da empresa. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Checking...