Linguagem corporal no escritório ainda vale?

Se existem empresas que permaneceram no home office ou no sistema híbrido, a maioria voltou para o presencial tão logo a pandemia perdeu sua força e esta volta ressuscitou o tema de como se comportar nesse ambiente, incluindo a imagem corporativa.

E por qual motivo esse assunto se tornou relevante? Vamos aos fatos:

– Muitas pessoas que trabalhavam em casa não tinham a preocupação com roupas.
– Como tudo se resolvia online e perdeu-se o costume de se encontrar presencialmente todos os dias com colegas, e as skills sociais se perderam.

Mas será que ainda sabemos estar em um mesmo ambiente com outras pessoas trabalhando? Tudo isso se resume na linguagem corporal.

Para quem ainda não está acostumado com esta forma de trabalhar (afinal de contas, muitos jovens começaram a trabalhar online na pandemia), vamos dar algumas dicas bacanas para não fazer feio no escritório!

Em reuniões
Pode ser uma reunião de trabalho, com cliente ou até mesmo entrevista de emprego, cuide da expressão corporal. Outras pessoas estarão presentes, portanto movimentos muito rápidos, gestos e alterações dramáticas no rosto para expressar ideias, sentimentos, processos e preocupações podem ser mal interpretados.

O que fazer?
Levante da cadeira para cumprimentar e apertar as mãos das pessoas. Se a pessoa não for sua conhecida, se apresente e, quando ela disser o nome, repita para memorizar. Fale apenas na sua vez e mantenha a atenção em tudo conversado – anotando os principais pontos. Sente direito na cadeira – você não está mais em home office – e não boceje, não cruze seus braços e muito menos se distraia com celular ou alguma outra coisa. Nunca interrompa e cumprimente a todos ao final.

Detalhe extra: estar com os braços cruzados dá a impressão de tédio ou que a pessoa ignora o que está acontecendo e novas ideias – que muitas vezes é o motivo de reuniões.

E o Dress Code?
Sim, a roupa que você usa também está no pacote da linguagem corporal. No home office podia trabalhar com qualquer roupa, pois estava em casa. Mas agora, no escritório, cuide da maneira como você se veste. Este código de vestimenta – ou Dress Code – diz muito sobre você.

Claro que o ambiente de trabalho vai pesar. Escritório de advocacia é mais formal que uma agência de comunicação, claro, portanto use roupas que te façam bem e que estejam em sintonia com o ambiente de trabalho.

Independente do seu estilo de se vestir, venha arrumado e limpo. Se tiver uma reunião importante, vale dar uma atenção maior e se vestir conforme a ocasião. Apresentar-se desgrenhado, sem se cuidar e com aparência desleixada, vai te deixar mal visto – literalmente. Até mesmo para estilos mais casuais, existe um certo cuidado. Já viu aqueles tênis com um buraco na ponta? Então, isso não é estilo, mas desleixo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Verificando...