Networking é um termo em inglês que diz respeito à rede de contatos que uma pessoa tem e os relacionamentos pessoais e profissionais que mantém com ela. Como a própria palavra já diz, ‘net’ significa rede e ‘working’ trabalhando. Quanto maior for essa rede de contatos, maior a chance de se obter sucesso nas atividades profissionais e, até mesmo, de obter uma boa e nova colocação profissional.
Existe um diferencial entre networking e relacionamento estratégico: enquanto a network tornou-se um ‘modus operandi’ entre os profissionais; o relacionamento estratégico define o plano de aproximação com pessoas e/ou empresas que possam interessar fazer parte da sua network, objetivando agregar novas experiências, força do grupo e até satisfação pessoal em ajudar. Uma valiosa formação de rede de contatos úteis.
Listo algumas dicas para ativar seu networking, por intermédio de um assertivo plano de relacionamento estratégico:
· Em tempos atuais não basta ser um bom profissional. Para ter sucesso em sua carreira você precisa formar adequadamente seu networking. Um bom começo é reativar contatos com pessoas que passaram em sua vida e que com as quais perdeu contato, como um amigo de faculdade ou um ex-colega de outra empresa. Procure-os em seus aniversários, por exemplo. Com o advento das redes sociais, hoje é fácil localizar as pessoas.
· Se você conseguiu localizar as pessoas que planejou, você precisa passar para a próxima fase, a dos encontros pessoais, como um almoço ou um happy hour. Seria o momento de programar uma reaproximação, ocasião para reviver fatos marcantes e até os engraçados de suas épocas passadas. Mas é preciso cuidado, pois tem de ser um relacionamento natural, tanto de sua parte quanto a dos outros: tentar ser íntimo de alguém que você não conhece bem, poderá não dar certo. É preciso ter coerência e fazer dos relacionamentos uma via de mão dupla, onde ambos possam circular – deve haver interesse mútuo –, senão não funcionará. Outro detalhe é que você deve escolher estrategicamente de quem se aproximará mais, pois projetar-se a todo um grupo pode não dar certo; tenha uma ou duas pessoas em mente, assim será mais fácil estabelecer a empatia e a sinergia.
· Converse sobre os mercados em que atuam. A troca de informações é importante! Se tiver oportunidade pode até pedir uma indicação de um contato na empresa em que este amigo trabalha, deixando claro que se não puder ajudar será compreensível.
· Procure ser solícito, pois não só você precisa de orientações, conselhos, indicações e recomendações de amigos, todos precisam; esteja pronto para contribuir com seus pares. Não se engane: sempre temos algo a oferecer aos nossos contatos.
· Seja humilde e peça aos amigos mais chegados opiniões honestas sobre você e no que precisa mudar. Ninguém é perfeito, todos temos deficiências ou algo a melhorar perante os outros.
· Não se esqueça que é de suma importância saber ouvir atentamente quando o outro está falando. Pode ser a dica mais importante para o sucesso com sua network. Da mesma forma, reconheça e elogie o seu parceiro pelos seus sucessos pessoais e profissionais, sem bajulação ou adulações. Assim estará demonstrando que você se importa com o parceiro e que ele é digno de sua total atenção e confiança.
Criar e manter a network deve ser uma prática diária de qualquer profissional, seja qual for sua idade, cargo ou área de atuação. Cultivar antigos contatos e investir em novas relações profissionais são atitudes estratégicas. Como diz a reflexão: “ninguém é uma ilha!”
Fonte: Administradores