O que é verdadeiro e falso na terceirização?

Na era das fakenews, qualquer assunto pode gerar informações falsas ou, no mínimo, incoerentes com a realidade – e com o tema “trabalho” não é diferente. Ao aprofundar o assunto e chegar à terceirização, o volume de desinformação cresce em uma escala ainda mais assustadora e preocupante.

“A terceirização é a chave para muitas empresas abrirem um portal de possibilidades, porém informações inverídicas prejudicam esta percepção de tal forma que não é raro a terceirização ser vista com maus olhos por muitas pessoas” explica Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA.

Para esclarecer dúvidas sobre terceirização, que já é uma das práticas mais comuns em empresas de qualquer porte, Renato criou um fact check sobre terceirização com as principais informações desencontradas que circulam para mostrar quais são reais e quais são fake news.

1 – Terceirizar significa mudar a produção para outro local
“Falso. Terceirizar não significa mudar a produção da fábrica para outro endereço e muito menos levar a produção para outra cidade, estado ou país. A terceirização da produção contempla recrutar e selecionar colaboradores que estarão trabalhando nas fábricas para gerir estes colaboradores, sem a necessidade de se criar um novo galpão produtivo.”

2 – Terceirização reduz custos com treinamento e contratação
“Verdade. O investimento em soluções terceirizadas no médio e longo prazo garante mobilizações mais rápidas e certeiras. A empresa não precisa parar sua operação quando há necessidade de substituição de colaboradores, ou seja, não gasta com um novo processo para preencher as vagas, independente do motivo.”

3 – Terceirizar aumenta o desemprego local
“Falso. A terceirização consegue conectar vagas com colaboradores que estão buscando uma oportunidade. O banco de talentos de uma empresa terceirizada é amplo e a seleção acontece conforme o talento e o currículo de cada pessoa”.

4 – Terceirizar encarece o produto final
“Falso. Os fatores que encarecem determinado produto estão diretamente conectados com fatores econômicos, estratégias de marketing, variação no preço dos insumos e demanda de mercado. A terceirização é um processo que desafoga a empresa para focar em outras estratégias”

5 – Terceirizar aumenta a qualidade da entrega
“Verdadeiro. Temos que lembrar que a terceirização encontra soluções para processos logísticos de alta performance. É uma combinação perfeita entre especialistas em processos logísticos com tecnologias que agilizam entregas. Portanto a terceirização é perfeita para melhorar o desempenho logístico.”

6 – Terceirizar atrasa a produção
“Falso. Por ser um serviço que entrega uma solução para reposição de mão de obra ou de mobilização de um contingente de colaboradores, a terceirização reduz o tempo ocioso na produção. O atraso é um fator que acontece quando não há esta terceirização, pois a empresa teria que parar suas atividades para procurar novos talentos e treinar os recém-contratados.”

7 – Vagas abertas são preenchidas rapidamente
“Verdadeiro. O banco de talentos de uma terceirizada é extremamente trabalhado. A vaga, quando anunciada, já começa com diversos candidatos qualificados, reduzindo o tempo de contratação. A experiência dos recrutadores e a tecnologia de ponta conseguem mobilizar equipes inteiras com extrema rapidez.”