Pequenas empresas geram mais empregos no Brasil

Nem apenas de grandes empresas vive a geração de empregos no Brasil.  De acordo com um levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os micro e pequenos negócios representam 99% do total de empresas no Brasil. As pequenas companhias são as que mais geram emprego no Brasil com carteira assinada, somando 54% dos empregos formais do país. O comércio concentra a maior parte das empresas, somando 41%.

Além disso, é o setor de serviços que mais emprega mulheres. Os dados divulgados mostram que de 7,3 bilhões de mulheres empregadas nas MPE com carteira assinada, 53% estão nas empresas de serviço.

Outro fator positivo dessas empresas menores é que os salários tendem a subir mais do que em grandes companhias. Em dez anos, a média salarial dos trabalhadores desses negócios subiu 25% acima da inflação. E a previsão é de que esses empresários aumentem ainda mais.

Só em dezembro de 2019 foram 15,4 milhões de pequenos empresas com a região sul do país representa 18% de concentração desses empreendimentos.

Procurando novas oportunidades? Veja quais as oportunidades da NOSSA para este 2020 agora mesmo!

Siga a gente no Facebook e no Instagram para acompanhar o mercado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram