“Por que você saiu do seu último emprego?” Saiba como responder essa temida pergunta

Talvez a pior pergunta em uma entrevista de emprego seja aquela que nenhum candidato quer responder: por que você saiu do seu último emprego?

Sim, essa pergunta dá aquele frio na espinha, faz muita gente suar e pode apostar que você vai ouvi-la a qualquer momento. Não se preocupe, pois, essa pergunta não foi criada para te pressionar.

Quando te perguntarem sobre os motivos de ter saído do último trabalho, a ideia do recrutador é descobrir se o candidato é uma pessoa problemática quando contratar e entender o que busca da vida profissional. Dependendo das respostas, o recrutador sabe se o perfil do postulante à vaga vai se encaixar na cultura da empresa.

O que responder?
A verdade.
Simples, não é?  Não tem motivos para esconder informações. Se você saiu porque queria espaço para crescer, por exemplo, o recrutador vai saber que você é uma pessoa que almeja crescer na vida – e se a empresa de que você está buscando uma vaga pode oferecer este crescimento, a resposta já é algo positivo.

Porém, se a sua saída foi por qualquer questão relacionada com possíveis conflitos de relacionamento, evite entrar em detalhes e ficar “ofendendo” a sua última empresa. A razão para a saída deve ser uma explicação rápida e convincente e não fazer da entrevista de emprego uma sessão de psicologia para ficar desabafando. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram