Talvez a pior pergunta em uma entrevista de emprego seja aquela que nenhum candidato quer responder: por que você saiu do seu último emprego?
Sim, essa pergunta dá aquele frio na espinha, faz muita gente suar e pode apostar que você vai ouvi-la a qualquer momento. Não se preocupe, pois, essa pergunta não foi criada para te pressionar.
Quando te perguntarem sobre os motivos de ter saído do último trabalho, a ideia do recrutador é descobrir se o candidato é uma pessoa problemática quando contratar e entender o que busca da vida profissional. Dependendo das respostas, o recrutador sabe se o perfil do postulante à vaga vai se encaixar na cultura da empresa.
O que responder?
A verdade.
Simples, não é? Não tem motivos para esconder informações. Se você saiu porque queria espaço para crescer, por exemplo, o recrutador vai saber que você é uma pessoa que almeja crescer na vida – e se a empresa de que você está buscando uma vaga pode oferecer este crescimento, a resposta já é algo positivo.
Porém, se a sua saída foi por qualquer questão relacionada com possíveis conflitos de relacionamento, evite entrar em detalhes e ficar “ofendendo” a sua última empresa. A razão para a saída deve ser uma explicação rápida e convincente e não fazer da entrevista de emprego uma sessão de psicologia para ficar desabafando.