Problemas na produção: soluções reais apenas com diagnóstico

Uma pessoa com tosse seca pode estar com gripe, um problema nos pulmões ou qualquer outro tipo de infecção, por exemplo, e uma equipe médica precisa encontrar o diagnóstico para melhorar a saúde do paciente. Apesar de estarmos falando sobre um problema de saúde, a mesma lógica se aplica quando uma empresa sabe que algo está errado e precisa descobrir o que fazer. Se substituirmos ‘saúde do paciente’ por ‘core business da empresa’ e ‘equipe médica”’ por “engenharia de serviços”, o conceito será o mesmo:

“As empresas muitas vezes nem sabem o que está errado e, é impossível determinar o que precisa ser feito para resolver um problema desconhecido. É como receitar uma pastilha para garganta quando o problema está nos pulmões, não vai funcionar e o problema pode até se agravar” explica Para Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA.

Engenharia de serviços entra em cena
Diferente do que se imagina, apenas contratar uma solução sem investigar onde está o ponto fora da curva não trará resultados de forma mágica. Existe um processo complexo que valida todo o caminho para determinar qual solução será perfeita:

“Pode ser a terceirização de algum setor, mudança na rotina, implementação de procedimentos ou readequação da logística de insumos. Não tem como usar o achismo para tentar descobrir onde está a falha. Imagine quanto tempo e dinheiro seria perdido se uma empresa simplesmente mudasse uma operação sem necessidade?” questiona Renato.

Como é o caminho da engenharia de serviços?
Tudo começa com a análise do negócio por completo, incluindo portfólio, mercado, concorrentes, equipes internas, procedimentos e até mesmo a parte logística. Esses e outros detalhes partem da engenharia de serviços que investiga o cenário completo:

“Ao entender como funcionam as operações e todos os projetos da empresa é possível identificar quais setores estão funcionando, o que está alinhado e o que precisa ser melhorado ou modificado por completo.

Neste diagnóstico, a engenharia de serviços é capaz de estabelecer quais são as prioridades de maneira objetiva, discutindo previamente com a empresa o que ela considera um ponto de atenção:

“Esse diagnóstico consegue encontrar o que precisa ser feito para alocar recursos de forma correta ou mudar alguma rotina. Pode ser que a terceirização faça sentido, algum investimento em maquinários ou mudança na cultura organizacional, mas isso é o diagnóstico que vai definir” finaliza Pádua.

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