Redução de custos e produtividade através da terceirização

A terceirização traz ganhos em todas as etapas de uma produção!

A Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) divulgou um estudo indicando que a terceirização pode reduzir custos trabalhistas em até 50% ao repassar a gestão de seus colaboradores para uma empresa especializada. A razão é simples: a terceirização passa a cuidar de toda a burocracia do RH, melhorando a relação colaborador/empresa com reflexos positivos na produtividade.

Motivos para Adotar a Terceirização

Desafogar a gestão interna e aprimorar processos são dois motivos que chamam a atenção das empresas para esta solução, mas não são os únicos:

“O setor industrial já percebeu os benefícios em fortalecer suas etapas de produção ao terceirizar certas atividades, seguindo o exemplo de concorrentes que já estão colhendo os frutos da terceirização. O que falta para muitas empresas é entender quais são as responsabilidades da terceirizada e criar confiança. Estamos falando sobre como fazer a gestão de setores inteiros, incluindo mão de obra e processos produtivos altamente sigilosos” lembra Renato Pádua, Gerente Comercial da RH NOSSA.

Responsabilidades das Empresas Terceirizadas

A responsabilidade da terceirizada com as empresas contratantes começa desde o processo de recrutamento e seleção dos times de trabalho, passando pela verificação de competências, experiências e habilidades dos profissionais terceirizados, até a gestão do trabalho, assegurando a entrega dos serviços contratados nos termos acordados.

Importância da Confiança e Comunicação

A comunicação precisa ser ativa o tempo todo e essa eficiência no suporte é crucial. Para que a mobilização interna seja eficiente nos prazos estabelecidos, os canais de comunicação da terceirização precisam ser rápidos e acessíveis, fundamentais para sanar dúvidas e resolver problemas de forma ágil:

“Em situações de ausência de um colaborador, a empresa contratada precisa manter suas operações em funcionamento, muitas vezes necessitando substituir a mão de obra. Essa comunicação entre contratante e contratada não pode falhar.”

Confidencialidade e Segurança de Dados

Renato lembra que a confiança na terceirização vai além da mobilização de recursos, abrangendo processos produtivos e informações comerciais que não podem ser expostas ou exploradas inadequadamente:

“A confidencialidade de dados é um tema sensível que as terceirizadas devem abordar com atenção. Ao adotar medidas de segurança para proteger informações confidenciais sobre contratos e processos, a terceirizada consegue evitar vazamentos de dados cruciais para o negócio, bem como o uso indevido dessas informações. A compreensão e o cumprimento destas responsabilidades pelas terceirizadas são fundamentais para construir essa relação de confiança” finaliza.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Verificando...