A demissão faz parte da trajetória de muitos e são vários os motivos para que a empresa tome essa decisão, que podem variar desde um comportamento inadequado do funcionário, falta de resultado ou simplesmente quando a empresa deseja passar por mudanças e “renovar o pessoal”, entre dezenas de outros motivos.
Porém, muitas vezes, o profissional que é demitido não aceita a situação da melhor maneira. “O ideal é aprender com o acontecido, tirar um aprendizado da situação, levantar a cabeça e buscar um novo emprego”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da empresa Outliers Careers. Mas é aí que muitas vezes surge a dúvida na cabeça desse profissional: “Quando eu estiver em uma nova entrevista de emprego, como devo me comportar? Como falar do antigo emprego?”
Sabendo dessas dúvidas que surgem na cabeça do profissional, Madalena oferece algumas dicas para enfrentar essa situação da melhor maneira possível. O primeiro passo é não mentir. “Se você mentir e o entrevistador descobrir, suas chances de conseguir o trabalho serão extremamente reduzidas”, ressalta a especialista. Quando o profissional fala a verdade, ele mostra credibilidade, humildade e integridade. “Ele não é a única pessoa do mundo que já foi demitida – quem sabe, até o próprio entrevistador já passou por isso”, comenta.
Outra atitude importante que o entrevistado deve ter é não ficar na defensiva e ter humildade o suficiente para reconhecer o que o levou a ser demitido. “Não adianta ficar procurando culpados e falando mal da sua antiga empresa pelos quatro cantos. Isso só prejudicará a sua imagem e carreira”, ressalta Madalena. E ela acrescenta: “em vez disso, assuma as responsabilidades pelos seus atos”.
Já sabe o motivo que levou à sua demissão? Então construa uma resposta clara e a verbalize de forma concisa e breve. “Fale exatamente o que aconteceu e como você aprendeu com essa experiência. O que você faria de novo? O que faria diferente? Se precisar, escreva isso em um papel,” sugere. A maioria dos entrevistadores não espera um relato detalhado do que levou à demissão, apenas um breve motivo. “E mais uma vez, não culpe seu antigo chefe ou empresa”, exalta.
Caso necessário, pratique a resposta para si mesmo, na frente de um espelho ou em um lugar silencioso em que consiga colocar seus pensamentos em ordem. Diga alto, para você mesmo, o motivo que o levou a demissão, sem se exaltar ou parecer forçado. “O entrevistador presta mais atenção na forma com a qual você se expressa do que naquilo que você está dizendo. Concentre-se em falar sua resposta da melhor forma e fazer com que os outros o entendam dessa maneira – calma, sutil e humilde”, conclui Madalena.
Fonte: Administradores.com.br