Setembro Amarelo 2023: apenas 18% das empresas se preocupam com o assunto

Um dos grandes motivos para que o Setembro Amarelo aconteça todos os anos é aumentar o número de empresas interessadas em tratar seriamente esse assunto. Infelizmente, poucas empresas estão realmente preocupadas com o assunto: somente 18% das empresas brasileiras têm programas com foco na saúde mental do empregado, segundo o Isma-BR, que é o braço da International Stress Management Association no Brasil.

O suicídio mata mais do que o HIV, malária, câncer de mama e casos de homicídio juntos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que todos os anos 12 mil casos de suicídio acontecem no Brasil. Quer mais? O suicídio ceifou mais de 700 mil vidas no mundo de maneira trágica e silenciosa.

Se uma em cada 100 mortes ano passado foi por suicídio, será que muitas dessas perdas poderiam ter sido evitadas? Sim, poderiam!

A RH NOSSA participa todos os anos da campanha Setembro Amarelo, um esforço mundial para evitar o suicídio. A campanha acontece no mês inteiro, mas tem no dia 10 de setembro a data mais emblemática: o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Como nasceu o Setembro Amarelo
Esta campanha começou lá nos Estados Unidos em 1994, quando Mike Emme, um jovem de 17 anos conhecido por restaurar um carro amarelo, se matou. Os familiares nunca perceberam os sinais de uma depressão e por este motivo criaram uma ação no dia do velório de Mike ao criar laços amarelos (a cor do carro dele) com uma mensagem positiva incentivando pessoas a falarem de seus problemas antes que pensamentos suicidas surgissem.

Foi criada a campanha que chegou ao Brasil em 2015 nas mãos do Centro de Valorização da Vida (CVV), da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O que as empresas podem fazer?
As empresas precisam ficar atentas com os sinais e com o ambiente de trabalho para ser um ambiente saudável e seguro, onde os funcionários se sintam apoiados e valorizados.

01 – As empresas podem criar uma cultura de apoio e empatia, deixando o ambiente excelente, sem toxicidade, para que os funcionários se sintam à vontade para falar sobre suas emoções e pedir ajuda quando mais precisam. Manter um ambiente saudável, empático e acolhedor ajuda a equilibrar as diferenças e fortalece a diversidade no trabalho.

02 Tenha treinamento e palestras sobre saúde mental para que os colaboradores possam conhecer um pouco mais sobre este assunto, com informações sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Sim, a depressão é um dos principais fatores que podem levar uma pessoa ao suicídio, mas outras situações abalam o psicológico de um indivíduo, podendo disparar gatilhos perigosos.

03 – Criar políticas internas e procedimentos de apoio, incluindo acesso a atendimento psicológico e psiquiátrico. A ideia é acabar com o isolamento entre colaboradores, principalmente quando há trabalho remoto ou em graves situações de assédio, que isolam muitos colaboradores. As empresas devem promover a conscientização sobre o suicídio para criar acabar com este tabu.

Empresas precisam aderir mais
O Brasil faz parte de um grupo de 38 países com estratégias de prevenção ao suicídio – isso mesmo, menos de 40 países no planeta se preocupam oficialmente com esta questão!

A principal abordagem da campanha Setembro Amarelo é a conscientização – e a principal falha na gestão de pessoas é ignorar o problema e desconhecer suas causas.

Empresas: fiquem atentas aos comportamentos de seus colaboradores. Converse com seus colaboradores, entendam o que está passando e saibam detectar mudanças preocupantes. Será que a rotina está adequada? Será que o clima está bom? O que precisa melhorar?

Colaboradores: falem com seus gestores. Momentos difíceis sempre acontecem, assim como os bons. Tenha na sua empresa um centro de apoio para seguir adiante.

Setembro Amarelo não é sobre suicídio – é sobre vidas!

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