Trabalho informal vale a pena? Muito! Se você está trabalhando na informalidade, mas sonha com a carteira assinada, este pode ser o momento esperava. No Brasil, o trabalho informal é uma realidade para muitos brasileiros, como aponta o IBGE. Em 2022, quando foi realizado o estudo, mais de 40% da população ocupada se encontrava trabalhando na informalidade. São 45 milhões de pessoas que não tinham carteira assinada e não recebiam os direitos trabalhistas garantidos por lei, como décimo-terceiro, vale-alimentação e refeição e férias, além de outros benefícios.
A RH NOSSA mostra agora como aumentar suas chances e encurtar o caminho!
Deixe sempre seu currículo atualizado
A regra de ouro! Seu currículo é a carta de apresentação para os recrutadores saberem quem é você! Esteja certo de que tudo esteja atualizado e destaque habilidades, cursos e experiências mais relevantes que você considere essenciais para te tornar uma pessoa com potencial para ser escolhido para a vaga que está buscando!
Lembre-se:
– Destaque suas habilidades
– Mostre quais foram suas experiência com datas
– Use palavras-chave relacionadas à vaga para a qual está se candidatando
São pequenas mudanças que ajudam qualquer currículo a se destacar nos sistemas de triagem automática. Tenha certeza de que não há erros ortográficos, gramaticais ou de digitação.
A vaga é para mim?
Evite se candidatar para tudo que aparece pela frente. Antes de se candidatar para uma vaga, saiba o que está sendo solicitado. Pesquise a empresa, a vaga, se é fácil sua locomoção até o local, se o salário está interessante e se existe a possibilidade de crescimento.
Mostre que você está interessado no trabalho. Quando você faz sua pesquisa sobre a empresa, mostra ao entrevistador que você está realmente interessado e não está apenas enviando currículos para qualquer coisa. Isso pode dar a você uma vantagem sobre outros candidatos.
Se você está se questionando se ajuda saber mais sobre a empresa, saiba que sim:
– Te ajuda a fazer perguntas mais inteligentes no momento da entrevista
– Te ajuda a se preparar para responder qualquer pergunta – se conhece a empresa, pode se preparar melhor
– Te ajuda a se destacar da concorrência – nem todos fazem esta “lição de casa”
Vai treinando para quando acontecer uma entrevista de emprego
Quando chegar a sua grande chance de se apresentar pessoalmente para o recrutador, o nervosismo pode atrapalhar um pouco. Por isso, pratique suas respostas para supostas perguntas diante de um espelho ou com amigos e familiares. Imagine o que será perguntado, geralmente será sobre suas experiências, onde estudou, o que está fazendo atualmente.
Uma dica: como este texto é para quem está na informalidade, o ideal é ser o mais honesto possível. Não há nada de errado nesta situação. O recrutador vai entender sua situação e vai perceber a sua vontade de mudar de área e entrar oficialmente em uma empresa. Conte sua história, claro, sem se perder muito tempo.
Não perca a esperança
Não desista e seja persistente. Entenda que muita gente quer a mesma vaga que você está observando. O importante é não desistir mesmo com as negativas das primeiras entrevistas.
Siga se candidatando e analise se o currículo está realmente interessante – revisar tudo sempre vale a pena!
Fato é que mesmo que você não tenha muita experiência comprovada, é possível encontrar um trabalho com carteira assinada.
Os recrutadores, muitas vezes, analisam o fator comportamental, quais foram as suas iniciativas e se o que você trabalhava, mesmo informal, era bem feito.
Destaque suas habilidades e experiências mais relevantes. Simples assim. Não minta nunca, não invente datas ou cursos e tente ser o mais honesto possível.
Dê aquele UP
Este é o momento para aprender novas habilidades, fazer cursos.
– Não entende nada de computador? Aprenda a usar as ferramentas. Existem cursos online excelentes.
– Não sabe outra língua? Dá tempo de fazer algum curso rápido, pelo menos para o básico.
– Já fez trabalho voluntário? Então seja voluntário! É sério, as empresas realmente valorizam estas iniciativas – e ainda cria experiência para começar a construir seu currículo.
Agora é contigo! Vai lá e encontre seu trabalho com carteira assinada!