Veja 10 sites para montar um bom portfólio online

Na internet é possível encontrar uma infinidade de ferramentas para montar um bom portfólio – instrumento importante para reunir trabalhos anteriores e mostrar o que você sabe fazer em uma entrevista de emprego ou na busca por trabalhos freelancers. Elas oferecem desde modelos prontos até temas que podem ser altamente customizados. No fim, tudo vai depender do tipo de trabalho que você desenvolve e de como pretende exibir isso na web. Veja alguns sites que podem ajudar:

Flickr
O Flickr é uma plataforma de compartilhamento e organização de fotografias. Ele tem um formato fixo, mas também pode ser dividido por álbuns, o que faz com que seja fácil de ser usado como portfólio para fotógrafos.

WordPress
O WordPress é uma “evolução” dos primeiros blogs na internet e tem a vantagem de ser altamente personalizável. Ele possui desde temas prontos até aqueles que podem ser desenvolvidos pelo próprio usuário. Ele pode ser usado no modo grátis, onde levará no endereço eletrônico o final .wordpress.com ou no modo pago, em que o nome do site ficará no formato seusite.com.

Squarespace
O Squarespace funciona de forma bem semelhante ao WordPress, mas é mais atual e com um visual um pouco mais intuitivo. Ele também traz diversas opções prontas que podem ser adaptadas.

Medium
O Medium é uma plataforma de textos, uma espécie de blog com um visual moderno. Ele é uma boa alternativa gratuita para quem trabalha apenas com textos.

Adobe Portfolio
Ela é uma plataforma da Adobe exclusivamente pensada para montar portfólios. Ela é altamente personalizável e pensada, principalmente, para quem trabalha com criações usando os outros programas da Adobe.

Carbonmade
O Carbonmade é outra plataforma só para montar portfólios, ele é pago, mas também altamente personalizável. É pensado para vários tipos de profissionais e criações, com uma proposta de deixar o uso bem intuitivo.

Cargo colettive
O Cargo Colletive segue padrões semelhantes ao WordPress e Squarespace. A ideia, porém, é também ser uma rede social para conectar profissionais criativos.

Portfolio box
Outra plataforma semelhante ao WordPress e Squarespace é o Portfolio Box. A diferença nesse caso é ela é ainda mais focada em portfólios e tem uma maior possibilidade formatos prontos que podem ser usados.

Behance
O Behance funciona de forma semelhante ao Flickr, a ideia é mais ser uma rede social para criativos, mas também abre a possibilidade de exibir os trabalhos de forma atrativa.

Wix
O Wix é mais uma plataforma de criação de sites e se destaca pelo número de modelos prontos que podem ser usados de forma personalizada. Assim como o WordPress, funciona em versões grátis que levam no endereço .wix.com ou versões pagas sem o Wix no nome.

Passo a passo
1) Defina o formato
Ele pode ser online ou físico ou mesmo existir nas duas formas.

2) Selecione os trabalhos
Escolha sempre os melhores trabalhos para serem exibidos. Em alguns casos, uma boa dica é customizar o portfólio apenas com projetos semelhantes ao que você irá realizar na vaga a que está se candidatando ou com o perfil do cliente que está negociando. Quem possui trabalhos em muitas áreas pode ainda dividir o portfólio por categorias.

3) Organize
Com os melhores trabalhos em mãos, ache uma sequência em que eles fiquem valorizados. Eles podem ser dispostos em ordem cronológica, do melhor para o pior, ou mesmo o inverso. A ideia é que eles “conversem” entre si ou mostrem uma evolução.

4) Seja criativo
O portfólio em si é também um trabalho que está sendo exibido – seja criativo na hora de montá-lo. A dica é que ele tenha uma identidade que também mostre a sua capacidade de criação. Uma boa ideia é incluir etapas do processo de criação de algum projeto. Isso valoriza ainda mais o esforço naquele determinado produto.

5) Divulgue
Depois de pronto, o passo final é divulgar. Você não precisa enviar para “Deus e o mundo”: o ideal é procurar redes fechadas e grupos interesse – eles podem render bons contatos (e contratos).

Fonte:  Gazeta do Povo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram