05 detalhes que todo candidato precisa seguir em uma entrevista virtual de emprego

Um levantamento do PGI mostrou alguns dados interessantes sobre entrevistas online por videoconferência – a maneira mais popular encontrada pelas empresas para encontrar novos colaboradores nesses tempos pandêmicos:

– 74% dos recrutadores afirmam que entrevistas por videoconferência facilitam o trabalho;
– 88% dos recrutadores afirmam que a forma reduz custos no processo;
– 90% dos destes afirmam que o online diminui o tempo para contratação e
– 66% dos candidatos preferem fazer pelo menos uma etapa do processo digitalmente

Novos tempos, mas com o preparo de sempre

Ao que tudo indica, esta forma de recrutamento caiu nas graças de todos. Acontece que as entrevistas virtuais precisam seguir as mesmas regras que uma entrevista pessoal para funcionar. Só mudou a maneira como acontece – Zoom, Skype, Meet ou Google Hangout.

Quer saber quais são as regras básicas?

01 – Não perca o agendamento
É igualzinho ao que acontece em uma entrevista pessoal, basta usar o bom senso. Quando marcarem dia e horário, certifique-se de que você não tenha nenhum outro compromisso antes (ou depois) que possa atrapalhar. Se precisar mudar, avise com um dia de antecedência já sugerindo outro momento. Mais um detalhe: é virtual, mas precisa ser pontual!

02 – Prepare onde você vai falar
Procure um local calmo, mais reservado e peça para que as pessoas que vivem contigo, evitem passar ali na hora. Uma entrevista sem distrações, ruídos ou interrupções é o ideal.

03 – Sua imagem pessoal vai contar
A videoconferência irá auxiliar o recrutador, por isso esteja vestido conforme o que a vaga pede, se comporte bem nos gestos e mantenha o olhar na câmera! Na hora das respostas, cuide também da linguagem corporal e não se movimente muito.

04- Seja claro nas ideias
Na internet, tem que ser direto, sem rodeios. As webcams podem falhar algumas vezes e apresentar falhas no áudio. Fale pausadamente, é a melhor dica para esta situação.   

05 – Computador “limpo”
Programas abertos? Nem pensar! Antes de tudo, verifique a conexão para não ter falhas e feche todas as janelas e programas desnecessários. Além de deixar tudo mais lento, o som das notificações do WhatsApp Web atrapalha a dinâmica.

Agora é com você! Quando for chamado para a entrevista virtual, esteja tranquilo, siga essas recomendações e boa sorte! 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram