Documentação para admissão: o que você precisa saber e o que é solicitado?

O mais difícil o candidato já conseguiu, que é ser chamado para uma vaga de trabalho. Agora vem a etapa mais técnica de todo o processo: levar a documentação para admissão. A burocracia serve para identificar quem é o profissional e elaborar o contrato de trabalho, sempre atendendo os requisitos do Ministério do Trabalho.

Isabela Marrero, da equipe de recrutamento e seleção da RH NOSSA, explica que alguns direitos trabalhistas e contribuições — como salário-família, pensão alimentícia e IRRF — demandam que a empresa tenha informações sobre os dependentes do empregado:

“Alguns benefícios só são fornecidos se a documentação estiver completa. Um bom exemplo é o salário família, que só é fornecido se o candidato tiver filho até 14 anos e estiverem com CPF, carteira de vacinação em dia e devidamente matriculados em uma escola regular. Todos os documentos solicitados são obrigatórios, por este motivo é bom prestar atenção e providenciá-los” explica a especialista.

O que é pedido
Agora que você já sabe para que servem estes documentos, vamos ver a lista do que exigido para esta admissão:

Exame médico admissional (ASO) original. Quem encaminha é a própria empresa recrutadora.
Carteira de Trabalho: original e uma cópia simples constando a primeira página, a foto, a sua qualificação, contribuição sindical, contrato de trabalho, registros trabalhista na carteira e alteração salarial.
– Uma cópia da contribuição sindical que consta na Carteira de Trabalho ou em documento entregue pela empresa. Caso não tenha registro CLT, esta informação não constará.
– Uma cópia do cartão do PIS. É preciso validar o número na Caixa Econômica e enviar o comprovante. Caso não tenha trabalhado em regime CLT, não terá número de PIS. O link  vale para consulta de qualificação profissional junto à Caixa Econômica e à Receita Federal. Este item é obrigatório trazer com a documentação a via impressa do resultado da pesquisa. Caso tenha alguma pendência, é preciso regularizar.
– Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone serão válidos). Se os comprovantes não estiverem em seu nome, será necessário confirmar o grau de parentesco através do RG, Certidão de Nascimento e/ou Casamento. No caso de residência alugada o contrato de aluguel poderá ser apresentado. Caso resida com uma pessoa que não conste o nome em seu RG ou certidão de nascimento, deverá ter a cópia do comprovante de residência no nome da pessoa, junto uma carta de próprio punho assinada por ela e uma cópia do documento com foto, dizendo que o profissional reside na casa dessa pessoa.
– Uma cópia do RG e do C.P.F. Pode ser substituído pela CNH ou RG que conste o CPF.
– Duas cópias do Cartão Nacional de Saúde do SUS É possível emitir o número do cartão acima através do link encurtador.com.br/fhCHZ ou, em outra opção, diretamente no Posto de Saúde mais próximo de sua residência. Basta comparecer com os documentos originais e cópias: RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência (água, luz ou telefone).
– Cópia do título de eleitor e último comprovante de votação . Caso não tenha o comprovante, é possível imprimir uma 2ª via no site da Justiça Eleitoral.
– Cópia do Certificado de Reservista
– Duas fotos 3×4 recentes. Colocar o nome completo atrás da foto, para identificação.
– Cópia da Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável. Precisa trazer uma cópia do C.P.F. e RG do cônjuge
– Uma cópia da Certidão de nascimento dos filhos,
– Cópia do Cartão da Criança que tenha menos de 5 anos. Trata-se da carteirinha de vacinação. Certificado de conclusão do ensino médio (1 cópia). Poderá ser o histórico escolar como comprovante de conclusão.
– Protocolo Conta Corrente de conta individual, com nome legível
– Cópia do cartão de Banco (a conta deve ser corrente e em nome do profissional, não pode ser conjunta e nem poupança

É muita coisa, mas é fácil conseguir. Siga a RH NOSSA no Facebook e instagram para saber mais detalhes – e boa sorte!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram