IBGE aponta recorde no trabalho informal. Como escapar?

Com 12,5 milhões de desempregados, é normal que haja muito trabalho informal. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que já atingimos o recorde da série histórica que começou em 2012, com 4,9 milhões das pessoas trabalhando usando CNPJ próprio, ou seja, registradas como empresa sem carteira de trabalho assinada.  

A verdade é que o mercado segue criando postos de trabalho, mas muitos optam por entrar na informalidade por não encontrarem estas vagas ou não estarem qualificados para elas.

Que tal seguir as dicas da RH NOSSA para conseguir um novo trabalho com carteira assinada?  São detalhes que farão uma grande diferença para quem quer ter a carteira assinada e sair, de vez, da informalidade de trabalhos como os de aplicativos como motorista ou entregador de comida, por exemplo.

1 – Tenha um currículo online e atualizado
As empresas estão buscando, mas nem sempre encontram o profissional adequado pelo simples motivo de que eles não estão se mostrando. O currículo online é a melhor opção, pois fica visível para diversas empresas ao mesmo tempo – além de poder ser atualizado quando necessário. Acredite, se tem vaga de trabalho, tem empresas precisando de gente.

2 – Pesquise todos os dias
Não basta apenas fazer o currículo e ficar esperando. Ao fazer o seu cadastro online, a busca deve ser da sua parte também. Entre todos os dias nos buscadores, nos sites de emprego como o da RH NOSSA, ou da Abler, e veja o que está acontecendo. Quando encontrar algo que lhe agrade, se candidate imediatamente.

3 – Busque outras alternativas
Está difícil encontrar exatamente o seu cargo? Vale a pena olhar outras opções semelhantes e se candidatar. Pode ser que o seu perfil esteja  alinhado com outra função – e quem determina isso são os recrutadores.

4 – Fale com seus amigos e parentes
Também ajuda fazer com que as pessoas saibam que você está procurando um novo trabalho. É comum que aquele seu companheiro de Facebook saiba de algo na empresa dele! Vai que ele te indique?

5 – Mantenha seu Linkedin atualizado
O Linkedin transformou-se em uma excelente ferramenta de busca de trabalho e também é usada por recrutadores em busca de talentos. Então, vale a pena manter o seu perfil atualizado e aproveitar para fazer o seu networking.

Cadastre seu currículo online grátis aqui agora mesmo!
Acompanhe a RH NOSSA no Facebook e no Instagram!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram