Competências que vão marcar o mercado de trabalho em 2023

A Udemy, plataforma mundial de aprendizado e treinamento online, apresentou seu novo relatório global 2023 Workplace Learning Trends sobre as tendências de aprendizado no local de trabalho para 2023. As competências que serão mais exigidas para o ambiente empresarial giram em torno da comunicação , com crescimento significativo no consumo, com destaque para gestão da experiência do cliente, comunicação não verbal e comunicação empresarial:

“Os dados vão ao encontro do que o mercado brasileiro observa ao longo do de 2022. Embora sejam denominadas de habilidades pessoais, ou soft skills, a maioria dessas competências realmente ajudam a alcançar o sucesso no trabalho, principalmente o aprendizado do inglês e aquisição de habilidades de liderança. As habilidades para gerir o estresse laboral, evitar o esgotamento ou o ‘burnout’ e viver uma vida mais plena, tanto dentro como fora do escritório, ganharam força” explica Eliane Catalano, Coordenadora de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.

Primeira tendência: necessidade de liderar pelo aprendizado
Criar uma cultura que reforce o aprendizado pela liderança é um dos destaques. Para serem resilientes a qualquer mudança, as organizações precisam atrair e reter os melhores talentos. Havia o medo de demissões em massa pairando no ar e esta previsão cruel mostrava como era crucial que os funcionários se sentissem conectados ao trabalho e à empresa em um momento em que as organizações, por sua vez, lutavam para se adaptar aos desejos e necessidades dos funcionários:

“Os colaboradores precisam se sentir ligados aos valores da empresa por meio da cultura e da filosofia da empresa. Por esse motivo, o aprendizado contínuo e aprofundado é um elemento essencial de uma cultura saudável que impulsiona o engajamento dos funcionários, ajuda a atingir metas críticas e impulsiona os resultados dos negócios”

Segunda tendência: o ‘upskilling’ será fundamental
Para promover a agilidade nas empresas, 2023 será um ano para o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos que uma pessoa já possui ou nas áreas em que já está inserida, o chamado upskilling. Concentrar-se em ‘qualificar’ ou melhorar as habilidades será mais importante do que nunca:

“Quando as organizações garantem que seus funcionários estejam preparados para enfrentar mudanças sem precedentes, elas estarão melhor posicionadas para enfrentar os desafios e enfrentar a concorrência. A pesquisa mostrou que empresas que continuaram priorizando a inovação durante momentos mais complicados superaram a média do mercado em mais de 30%”.

Terceira tendência: redesenhar a experiência de aprendizagem
De acordo com uma pesquisa da PwC, 77% dos trabalhadores em todo o mundo estão dispostos a adquirir novas habilidades ou se “reciclar” completamente, enquanto 74% percebem no treinamento uma questão de responsabilidade pessoal:

“As empresas devem intensificar e responder a esta vontade de aprender, oferecendo uma variedade de estratégias de aprendizagem adaptadas às necessidades de cada funcionário. Novas habilidades e conhecimentos significa aprimorar o que já existe e dar aos colaboradores a possibilidade de se desenvolverem mais como profissionais” completa Eliane.

 

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