A RH NOSSA está atenta também com quem busca o seu primeiro emprego já que o desemprego, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu para 13,3% no trimestre encerrado em junho atingindo 12,8 milhões de pessoas no Brasil. Estamos falando quase 8,9 milhões de postos de trabalho que foram fechados em 3 meses em meio à crise gerada pela COVID-19 – a maior taxa de desemprego desde o trimestre terminado em maio de 2017, quando também ficou em 13,3%.
Como dicas de emprego sempre são sempre proveitosas, separamos algumas para quem deseja ter a tão sonhada carteira assinada. Vamos ver então?
Procure estágio enquanto estiver na faculdade
É a melhor maneira de adquirir alguma experiência. Lembre-se de que profissionais que deixam para procurar emprego após concluírem seus estudos têm mais dificuldades do que quem buscou um estágio na época de estudos.
Seja realista
O primeiro emprego nem sempre é aquilo que sonhamos, seja pelo trabalho em si, seja pelo salário. Focar apenas em buscar a vaga e salário ideal pode gerar desconforto e frustração. Comece de baixo e vá crescendo com as oportunidades.
Saiba o que quer
Pesquise muito, pergunte para amigos que já estão trabalhando ou quem já está trabalhando para saber em quais empresas deseja trabalhar. Buscar informações sobre qual tipo de profissional determinada empresa procura e quais as qualificações vão ajudar na busca. Crie um seu plano e boa sorte.
Esteja atento
Entender a situação do Brasil lendo notícias é ótimo mesmo não tendo experiência profissional. Mostrar que está inteirado do que tem ocorrido te ajuda a entender o que as empresas querem.
Prepare-se como puder
Faça cursos, participe de eventos na sua área, vá a feiras e palestras. Procure cursos online (tão em moda ultimamente) chegue com uma nova língua. O importante é não ficar parado.
Faça um bom currículo
Descreva qual é a sua graduação, suas habilidades técnicas, idiomas e que mais for atrativo. Vale descrever experiências acadêmicas que se destacaram e os seus trabalhos voluntários. Falar sobre seu TCC, monografias, intercâmbios, participação em congressos e seminários contam para quem ainda não tem uma experiência real de trabalho.
Siga a RH NOSSA no Facebook e no Instagram para saber de mais dicas valiosas e boa sorte!