Trabalhar de dia, estudar pela noite: Como equilibrar seu dia?

Trabalhar e estudar são práticas comuns de quem quer melhorar na vida. O que esquecemos, algumas vezes, é que o dia tem 24 horas, incluindo a madrugada que consome, vai lá, 8 horas. E tem as horas de lazer e descanso com a família.

Se as jornadas de trabalho consomem muita energia, quanto sobra para estudar? Pouco tempo! Então aqui estão algumas dicas para aproveitar bem este tempo precioso

Tempo bem dividido
Organize o tempo para cada uma das atividades e respeite o que for determinado.  Lembre-se de que haverá um momento para realizar apenas demandas do curso que não podem conflitar com o seu trabalho. Estudar à noite é uma opção bem comum, mas pode ser pela manhã – depende de onde você trabalhe. Faça um cronograma com quais serão as horas de estudo e, dentro delas, o que será feito. Uma pesquisa em casa ou estudar para uma prova, tanto faz. O importante é não se perder nesta programação – e no home office isso pode se misturar facilmente.

Tenha tudo planejado
Use a agenda para saber quando serão os prazos de entrega das atividades por matéria. Vai ajudar a manter o foco organizado Se você se esquece fácil, apele para ferramentas gratuitas como o Google Calendar ou no papel mesmo, como uma agenda ou quadro branco na parede.

No online, dá para usar esquema de cores que facilita prioridades além de notificações específicas, como alertas. Se a sua opção for pelo papel, no modo tradicional, as agendas têm espaço para descrever o que será feito a cada momento. Anote e siga à risca para não acumular tarefas.

Saiba o que fazer
Seu tempo será muito melhor aproveitado se souber o que precisa fazer, seja para trabalhar, seja para estudar. Vai economizar tempo, pode apostar.  Já tenha em mente que determinada atividade será apenas texto, outra será um vídeo online, ou então um podcast. Se você souber qual é o formato, é capaz de se preparar para assimilar o conteúdo, Anote quais temas requerem mais atenção ou talvez, uma pesquisa mais detalhada.

Foco, foco e foco
Aqui entram detalhes que atrapalham o estudo: cansaço, estresse, acidentes,  imprevistos e mudança de rotina Tudo certo, é parte da vida.  Preste atenção aos sinais que seu corpo emite, como dores, e esgotamento mental  e físico, e saiba como prevenir tudo para não perder o foco. Se precisar, durma uns 15 minutinhos antes de começar uma atividade ou faça um lanche reforçado, mas tenha seu corpo preparado. Você tem seus objetivos e se algo sair do controle, pare, respire e se recupere. Estudar e trabalhar sem foco não rende nada e pode te prejudicar.

Seu trabalho é sagrado, assim como o estudo
Tudo tem seu momento e de nada adianta tentar estudar “um pouquinho” no trabalho ou tentar resolver uma demanda do escritório enquanto tenta redigir um texto. Nunca misture as atividades ou o resultado será péssimo nas duas frentes:  o seu trabalho vai ser prejudicado, podendo te render uma chamada de atenção, e o seu estudo sairá péssimo podendo trazer notas abaixo do esperado.

Não conseguiu resolver tudo no horário determinado? Deixe para o dia seguinte e não atropele o relógio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram