Palavras-chave: o que é e como te ajudam a encontrar emprego

O mundo está cada vez mais conectado, antigamente, por exemplo, era necessário grandes deslocamentos para afazeres mais simples como pagar um boleto ou transações bancárias. Hoje, chamar motoboy ou solicitar serviços de Prefeitura são tarefas que podemos fazer na palma da mão – e tudo isso pode ser encontrado Internet com as palavras-chave.

No mercado de trabalho não é diferente. Ferramentas como LinkedIn e dispositivos em sites para currículo digital vem ajudando o trabalhador na busca do emprego.

De acordo com a consultora de recrutamento e seleção da RH NOSSA, Eliane Catalano, o currículo digital é muito mais prático do que o de papel justamente pelas palavras-chave:

“Quando o candidato tem um currículo, ele cadastra tudo dentro de alguns temas, fazendo com que o currículo não perca a sua validade. O currículo de papel fica apenas com uma pessoa, então qual é o benefício que este candidato vai ter se este currículo ficar apenas em uma mão? Quando o currículo está online, dentro de um sistema ou de uma empresa especialista em recrutamento, o candidato consegue ser visualizado por diversas pessoas e empresas”.

Como usar palavras-chave no seu currículo?
Para Catalano, a abrangência de público que visualiza este currículo é muito maior, porém sem palavras-chave no currículo online, ele pode se perder.

Palavras-chave são termos relacionados com a atividade ou profissão que a pessoa exercia que servem como mecanismo de busca dentro dos sistemas de seleção online. O candidato precisa deixar seu currículo completo, com tudo preenchido, e acrescentar estas palavras no campo chamado “palavras-chave” para facilitar a vida do recrutador. São palavras e expressões que determinam se o candidato vai ser encontrado no universo online:

“Um bom exemplo é o de operador de empilhadeira. Imagine uma empresa que esteja buscando um profissional que tivesse experiência com equipamento elétrico, por exemplo. Se este candidato colocar no currículo online que foi operador de empilhadeira, com data de admissão e demissão, onde trabalhou e que ele trabalhou com empilhadeiras elétricas, bem especificado, quando for feita a busca no sistema o currículo dele vai aparecer. Colocar as palavras-chave no currículo ajuda na busca” exemplifica Catalano.

A inteligência artificial tem estes temas digitais de busca de currículo que propicia que os recrutadores façam um ranqueamento adequado dos candidatos. Os que aparecem nas primeiras posições são aqueles que conseguem ser identificados através das palavras-chave.

São milhares de profissões existentes, portanto vamos dar algumas dicas de palavras-chave para algumas profissões

 

  • Advogado: Criminalista, civil, júri popular, tributário, direito administrativo
  • Tecnologia: TI, tecnologia da informação, segurança da informação, Banco de Dados/DBA, Processamento de Dados, Arquitetura da Informação
  • Secretariado: atendimento, organização, sistema word, capacidade de comunicação, atendimento ao público
  • Segurança Pessoal: vigilância, sistemas de monitoramento, treinamento tático, Carteira Nacional do Vigilante, defesa pessoal

 

Fonte: KAKOI Comunicação
www.kakoi.com.br

Comentários Facebook

Sobre a RH NOSSA

Selecionar, contratar e gerir pessoas com liderança, habilidade e sensibilidade. Essas são características especiais da RH NOSSA, empresa que há mais de 25 anos se dedica a trazer ao mercado as melhores soluções em Gestão de Pessoas e serviços.

Horario de Atendimento:
Segunda à Quinta das 8h30 às 18h
Sexta das 08h30 às 17h30

Contato

CURITIBA
  • Rua Lamenha Lins, 2232
    Rebouças - Curitiba (em frente ao Colégio Lamenha Lins)
  • Fone: (41) 3306-0029
  • Comercial (Para Cliente):
    (41) 3180-0092

NOSSAS Redes

Prêmios e Certificados

Desenvolvido pela: