Ergonomia no Home Office: O que é certo e o que é errado para você ficar bem enquanto trabalha?

Em casa, nos distraímos ficamos mais, digamos, à vontade. Devido à  pandemia é possível que você esteja trabalhando no formato Home Office na sua sala. Quais são as chances de você  trabalhar de maneira ergonomicamente equivocada, prejudicando sua postura? É muito grande, sabemos disso…

É preciso criar um ambiente que não afete sua produtividade, sua saúde mental, a disposição e nem mesmo seu conforto físico. Como nossas residências não estão projetadas para o trabalho em casa, que tal “criarmos” um espaço para seguir trabalhando sem problemas?

Aplicando a ergonomia no seu Home Office + dicas de novo hábitos
– Use o sofá apenas para o lazer,  apenas para isso! Seu cérebro vai associar sua mesa ou escritório como o espaço em que você precisa estar mais concentrado. Ou seja, o sofá será para o seu relax e não leve o computador para lá, combinado?

– Procure usar cadeira certa, daquelas que sustente sua coluna e você alcance os pés no chão. Ah, suas pernas precisam estar confortavelmente posicionadas embaixo da mesa (não na frente) e seus joelhos precisam formar ângulos abertos. Ou então, pode dar problema no futuro…

– Teclado e mouse? Tudo no mesmo nível. Fique de olho na altura, que deve ser levemente abaixo do nível dos seus cotovelos. Dessa maneira, suas mãos não ficarão flexionadas para cima, forçando seu punho.

– Na mesa de trabalho, apenas objetos essenciais de fácil alcance. Não é para poluir e encher de quinquilharias, mas sim colocar à vista os mais utilizados. Muita coisa na sua frente vai causar distração visual.

– Monitor reto na sua frente, usando como distância de um braço e com a borda superior da tela na altura dos seus olhos.  Usa óculos bifocais? Então abaixe um pouco a tela para ter  conforto.

– Ruídos e muita gente passando perto irão atrapalhar.  Peça que as pessoas evitem ficar passando – muitas vezes atrás da sua cadeira, forçando você se mover a cada momento, como estamos em casa, uma boa dica pode ser deixar sua cadeira de costas para uma parede.

– Sabe o apoio da cadeira? Então, use!  Repouse seus braços neste apoio e deixe seus ombros relaxados.

– Uma dica bacana é mudar o mouse de mão. É difícil,  mas é um exercício para o cérebro e também evita lesões por esforço repetitivo.  Tenta que vale a pena!

– Hora de pausas – longe da mesa, ok? Separe alguns momentos para alongamentos e, se possível, dar uma voltinha pela sala.


– Hidratação! Mantenha água sempre por perto, mantenha-se hidratado a toldo momento! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram