A maneira correta de informar a sua experiência profissional

As coisas mudaram tanto no mercado de trabalho que os candidatos se confundem na hora de preencherem seus currículos. É normal, afinal de contas, passamos por meses incertos em que tivemos que nos adaptar com novas realidades como trabalho remoto e até mesmo em trabalhos que não estão relacionados com o que estudamos, como entregador e motorista de aplicativo.

O desafio para 2022 é saber como deixar estas experiências profissionais no currículo de maneira correta e relevante. Vamos dar uma olhadinha no que podemos fazer neste caso…

Confira os dados que devem constar
Se a sua ideia é encontrar vaga de auxiliar de produção, por exemplo,  talvez a sua experiência em outra área não tenha tanto peso. Porém, vale informar o que foi feito para demonstrar que você não ficou parado este tempo todo. Estar ativo conta muito neste momento!

Forneça o nome da empresa onde trabalha ou trabalhou
Essa informação vale para dar vida ao seu currículo. Quando você diz com quem trabalha ou trabalhou traça um ponto positivo para quem está te analisando e este tem a oportunidade de saber um pouco mais do seu dia a dia

Período de trabalho
O tempo conta muito, então não omita suas experiências por menores que sejam. Ter trabalhado em um projeto de alguns meses mostra que você está disposto a assumir desafios curtos, portanto vale informar qual o seu trabalho, para que foi contratado e qual o resultado. 

Descrição da empresa
Nem sempre o recrutador vai conhecer o seu antigo empregador. Faça uma descrição bem breve desta empresa para que saibam de onde você veio. Se for um trabalho mais livre, como motorista de aplicativo, descreva qual foi a empresa e o tempo em que estava disponível. 

Último cargo ocupado ou função realizada
As pessoas entram em uma empresa fazendo uma função e acabam promovidas – e na pandemia foi bem comum a situação em que um profissional se tornou multitarefas. Faça uma apresentação mostrando a sua linha do tempo, como foi sua evolução no trabalho anterior sempre explicando, de maneira direta, como foram essas promoções.

Descrição das suas atividades nesta empresa
Seguindo a linha do ‘item’ anterior, comece sempre da mais recente para a mais antiga. Descrever trabalhos anteriores em ordem crescente é um erro  comum entre os candidatos.  Caso ainda esteja trabalhando, basta dizer que a função é  “a atual” na parte de data final.  Deixe em tópicos as atividades que realizou em cada cargo, descrevendo suas tarefas em no máximo uma linha para cada.

Uma dica legal:  use palavras-chave importantes que resumam todos os seus conhecimentos adquiridos nestes trabalhos.

currículo, montar currículo, curriculo em 2022, trabalho em 2022, novo trabalho em 2022, rh nossa, nossa rh , emrpego

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Checking...